O início da vida escolar é um dos primeiros marcos da infância. É o momento em que as crianças tomam consciência de sua individualidade, fazem as primeiras descobertas e começam a conviver com mais pessoas. Esse momento também gera muitas dúvidas para pais e responsáveis, que recebem um sem-fim de alternativas de metodologias de ensino, estruturas curriculares e ambientes de educação.
O Colégio Anchieta, em Porto Alegre, realiza há 23 anos o projeto “Nosso Jeito de Aprender”, uma oportunidade de abrir o espaço escolar da Educação Infantil para que crianças de três a cinco anos, e seus pais e/ou responsáveis, possam vivenciar algumas práticas pedagógicas da instituição. Segundo a coordenadora da Unidade de Ensino, Adriana Jacques, o projeto é uma forma de mostrar às famílias como atuam os profissionais e como são desenvolvidas as atividades, oferecendo uma vivência da proposta pedagógica juntamente aos professores, à equipe de orientadores, aos auxiliares de professores e aos assistentes educacionais.
– Uma de nossas premissas é a formação de cidadãos globais e interculturais, comprometidos com uma vida saudável e sustentável nas relações interpessoais. Assim, na Educação Infantil entendemos a criança como sujeito de sua aprendizagem que interage e descobre o mundo em que vive de maneira única e plural – afirma a coordenadora.
Para Adriana, é através de contextos acolhedores que as crianças são desafiadas a participarem de maneira ativa, lúdica e reflexiva.
– Nossas atividades pedagógicas são intencionalmente planejadas e permanentemente avaliadas, oportunizando variedade de estímulos e diversidade de experiências aos estudantes – destaca.
Adriana ainda ressalta que o prédio da Educação Infantil foi construído para atender as especificidades da infância, com diferentes vivências e atividades pedagógicas, como horta, anfiteatro, cozinha pedagógica, sala de Linguagem Digital, entre outros. Além disso, o Anchieta conta, desde 2021, com o Currículo Bilíngue Integrado (CBI), que vislumbra o uso da língua materna e outra adicional enquanto instrumento para desenvolver habilidades, competências e conhecimentos diversos, propiciando o uso da língua inglesa no cotidiano das crianças.
Outro diferencial destacado pela coordenadora é o projeto “InterAção: viver, brincar e interagir”, que oferece atividades no turno inverso e possibilita a ampliação da jornada diária do estudante na perspectiva de educação em tempo integral.