Com mais de 20 anos de tradição, a Expoulbra é um evento dedicado a acadêmicos de instituições de Ensino Superior de todo o Brasil (iniciantes ou já inseridos no universo da pesquisa e de atividades extensionistas) e estudantes de escolas públicas e privadas. Após ser realizada por dois anos de forma online por conta da pandemia de Covid-19, a feira organizada pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) retoma sua programação presencial no campus de Canoas.
Inspirada no tema “Transformando Ideias em Inovação”, a Expoulbra 2022 teve início em 7 de novembro e terá cinco dias de programação, encerrando suas atividades no dia 11. Conta com a realização do Salão de Extensão, Salão de Iniciação Científica Júnior, Fórum de Pesquisa Científica e Tecnológica, Salão de Iniciação Científica e Tecnológica, e da Mostra das Ciências e Inovação.
O objetivo é que os participantes compartilhem seus projetos com toda a comunidade. Os trabalhos serão avaliados por uma banca e os criadores das melhores iniciativas poderão publicar seus artigos na Revista de Iniciação Científica da Ulbra.
– A Expoulbra é um evento importante, pois oportuniza que nós trabalhemos com divulgação, socialização e compartilhamento de experiências de aprendizagem que os alunos construíram no decorrer deste e dos últimos anos – conta a diretora acadêmica da Ulbra, Adriana Ziemer Gallert.
Acesse o site da Expoulbra 2022 para conferir mais informações sobre o evento
Feira das Profissões
Outro destaque relevante da edição de 2022 é a Feira das Profissões. A iniciativa é voltada aos estudantes do Ensino Médio que passam pelo evento. Ali,coordenadores das graduações, professores e acadêmicos ficam à disposição para conversar com os alunos.
– A proposta da Feira das Profissões de 2022 é que os estudantes possam vivenciar as diferentes profissões que existem na universidade, entrando em contato com o mercado de trabalho de uma forma nova e criativa. Devemos lembrar que, muitas vezes, a visita a uma feira pode ser o fator decisivo na escolha de uma carreira a seguir – explica a professora e integrante da equipe acadêmica da Ulbra, responsável pela organização da Expoulbra 2022, Cristine Dossin Bastos Fischer.
Para ela, um dos principais diferenciais é que as escolas visitantes, junto com seus estudantes, poderão compreender o mercado de trabalho a partir dos pilares pedagógicos da universidade, que levam à aprendizagem transformadora.
– Falamos em extensão, pesquisa e ensino. É isso que a Ulbra quer que os alunos vivenciem nessa experiência – diz Cristine.
Primeiramente, os participantes passarão pela fase da “extensão”, realizando uma leitura do território social que os cerca, diagnosticando as situações vivenciadas e pensando em soluções. A partir disso, começarão a etapa da “pesquisa”, na qual vão iniciar um trabalho de investigação e aprofundamento das hipóteses levantadas. O próximo passo será o do “ensino”. É nesta etapa que a aprendizagem colaborativa de soluções para os problemas identificados será feita interagindo com colegas e professores.
– O objetivo é que eles vivenciem uma experiência de aprendizagem transformadora na Feira das Profissões. Não queremos que os estudantes do Ensino Médio venham aqui apenas para conhecer as profissões, mas efetivamente para compreendê-las em uma perspectiva que faça sentido e que tenha significado para quem está planejando e prospectando seu futuro – reforça Adriana.
Vale a pena destacar que a Feira das Profissões também terá um espaço para falar a respeito de intercâmbios acadêmicos (realizados por meio do setor de relações internacionais da Ulbra) e uma área para compartilhar informações sobre o parque tecnológico Ulbratech, congregando ações relacionadas ao empreendedorismo e a inovação. Além disso, será possível conhecer a infraestrutura do campus da universidade em Canoas.
Siga a Ulbra no Instagram e conheça as opções de graduação da universidade