Aprovado em 2017 e com implementação prevista para o ano que vem em todo o Brasil, o Novo Ensino Médio promete ser mais condizente com a realidade dos estudantes. Embora os jovens tenham pela frente uma carga horária maior – passando de 800 horas para 1.000 horas anuais –, a grade curricular promete ser mais assertiva. Isso porque os alunos poderão escolher as áreas do conhecimento em que desejam se aprofundar, optando pelos chamados Itinerários Formativos.
Na prática, a formação geral básica ocupará 60% do currículo do Ensino Médio, não podendo ultrapassar o limite de 1.800 horas totais ao final dos três anos. Os Itinerários Formativos, por sua vez, devem preencher os 40% restantes, totalizando, no mínimo, 1.200 horas. O novo modelo começará a ser ofertado em escolas públicas e particulares obrigatoriamente em 2022. Na Rede Ulbra de Educação, por sua vez, a implantação iniciou este ano.
– A aprendizagem é uma formação dinâmica que necessita de revisitação permanente. As mudanças adotadas no Novo Ensino Médio são salutares e garantem uma educação de maior qualidade aos jovens. Além disso, aproxima as escolas à realidade dos estudantes do século XXI, considerando as novas demandas e complexidades do mundo corporativo e da vida em sociedade – diz Núrfis dos Santos Vargas, Gerente de Políticas Pedagógicas da Educação Básica e Técnica da AELBRA (mantenedora da Rede Ulbra de Educação).
Acesse o site da Rede Ulbra de Educação e encontre a unidade mais próxima da sua casa
A importância dos Itinerários Formativos
O Novo Ensino Médio propõe desenvolver os componentes curriculares diferentemente de como é feito até então. Os estudantes, além do acesso às quatro áreas do conhecimento (linguagens e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, e ciências humanas e sociais aplicadas), poderão escolher Itinerários Formativos e Eletivas conforme seus interesses, para aprofundar temáticas.
O principal objetivo do novo modelo é fazer com que o aluno conclua o Ensino Médio com competências e habilidades que possam auxiliá-lo na realização de seus sonhos e empreendimentos e que o ajudem a superar os desafios das novas profissões.
– Há a expectativa de que os estudantes se sintam preparados para continuar fazendo escolhas, enfrentando os desafios da vida em sociedade e buscando sonhos. Queremos torná-los conscientes de suas ações no mundo – comenta Carin Borkert Kuchenbecker, Gerente Operacional da Educação Básica e Técnica da AELBRA (mantenedora da Rede Ulbra de Educação).
Isso sem contar que, ao priorizar o real interesse do aluno, sua autonomia e seu protagonismo, o novo modelo o engaja, evitando a evasão escolar. O assunto é importante, uma vez que 47% dos brasileiros com idades entre 25 e 64 anos não concluíram o Ensino Médio. O número corresponde a mais do que o dobro da média de 22% ao redor do mundo, apontada pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Resultados satisfatórios
A Rede Ulbra de Educação tem se organizado desde 2018 para implementar o Novo Ensino Médio. Em um primeiro momento, professores, equipes pedagógicas e parceiros foram preparados para conhecer melhor o modelo. Após esse período de adaptação, por sua vez, foi percebido que já seria possível adotá-lo a partir de 2021 – um ano à frente do planejado pelo Governo Federal.
Os Itinerários Formativos foram oferecidos em parceria com o Sistema Positivo de Ensino e o programa da Escola da Inteligência (EI). De acordo com Carin, a rede oferece opções de trilhas para caminhos distintos, que vão de acordo com o interesse de cada aluno e visam trazer conhecimentos complementares para a formação dos estudantes.
– O jovem pode optar por duas áreas do conhecimento ao ano para se aprofundar. A escolha dos Itinerários Formativos ocorre no ato da matrícula, mas o estudante pode, no decorrer do Ensino Médio, fazer novas opções – completa a profissional.
É válido destacar que, além da carga total de 3.000 horas ao final dos três anos, a Rede Ulbra de Educação oferece Eletivas a distância. Também preparadas em conjunto com a Escola da Inteligência (EI), as Eletivas desenvolvem competências pertinentes ao futuro dos alunos. Entre as opções disponíveis, estão Educação Financeira, Fotografia Digital para Iniciantes, Produção de Conteúdos para as Redes Sociais, e Cidadania e Direitos Humanos.
– O engajamento dos alunos está sendo evidenciado por meio da participação nas atividades curriculares e extracurriculares, bem como na agilidade e celeridade nas escolhas das eletivas para o próximo semestre. Estamos muito felizes pelos resultados que os nossos indicadores já sinalizam – finaliza Núrfis.
Acompanhe a Rede Ulbra de Educação no Instagram e fique por dentro das novidades de ensino