Logo que foram diagnosticados os primeiros casos de Covid-19 no Brasil, a Ulbra iniciou a transferência de todas as atividades administrativas e letivas das unidades de ensino presencial e polos de educação a distância de diversas cidades do país para o ambiente remoto. As atividades acontecem na plataforma virtual de aprendizagem própria chamada “Aula” que, desde o início de 2019, está totalmente implementada na universidade. O projeto, inclusive, já recebeu o prêmio Case de Sucesso Portal IT4CIO, em evento realizado pela empresa especializada no relacionamento entre altos executivos da área de TI do Brasil e outros países da América Latina.
Dentro do ambiente virtual de aprendizagem, a universidade oferece possibilidades de planejamentos onde os professores programam as aulas. A plataforma dá sustentação aos cursos presenciais e a distância, tanto na graduação como na pós-graduação e extensão. O material tem uma interface com as ferramentas da outra plataforma utilizada, a Google for Education, que possibilita a interação entre professor e aluno e também entre os próprios estudantes a partir de diferentes recursos.
— A Ulbra já possui tradição e pioneirismo em educação a distância e vem aprimorando suas ferramentas de forma sistemática, tendo, assim, rápida adaptação ao contexto da pandemia. Imediatamente, os professores foram orientados para migrar suas atividades e, automaticamente, as aulas não foram interrompidas. Também proporcionamos aos professores dos cursos presenciais várias capacitações para que eles compreendessem de forma mais aprofundada todos os recursos das plataformas — explica Adriana Ziemer Gallert, diretora acadêmica que atua junto à Reitoria.
Ainda segundo Adriana, a proposta pedagógica da universidade tem como eixo central a aprendizagem por competências. Neste caso, o estudante é protagonista do seu processo em atividades proporcionadas semanalmente, onde eles são desafiados a aprender os conteúdos e também a desenvolverem habilidades, valores e atitudes que são os elementos que integram o desenvolvimento das competências pessoais e profissionais.
Saiba mais sobre as modalidades de Graduação e Pós-graduação da Ulbra.
Somente no Rio Grande do Sul, a Ulbra atende estudantes de nove campi universitários e polos EAD, em 42 cidades. São oferecidas opções de especializações na modalidade de ensino a distância distribuídas em 25 cursos nas áreas de Ciências Sociais, Negócios e Direito; Engenharia, Produção e Construção; Saúde e Bem-estar Social; Humanidades e Artes; Educação e na área de Ciências, Matemática e Computação, como o curso de Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação.
Atuante no meio acadêmico desde 2006, a coordenadora do curso de Direito da Ulbra São Jerônimo, Alessandra Mizuta de Brito, comenta sobre a aplicação das metodologias ativas, que antes da pandemia já era objeto de estudos.
— Integrada com a tecnologia, ganham ênfase as competências e habilidades do profissional 4.0, que é criativo e capaz de solucionar problemas de forma inventiva e prática. Além disso, houve aprimoramento no ambiente “Aula” durante este período e a ampliação de produtos como o catálogo de cursos extensionistas e pós-graduação, entre eles opções pagas e gratuitas — conta.
Com o objetivo de capacitar educadores a utilizarem as tecnologias digitais como ferramentas didático-pedagógicas nas suas áreas de atuação, a especialização inovadora ganha mais importância no contexto atual.
— A falta de atualização por parte dos professores já inseridos no processo educativo pode causar constrangimento na hora da utilização de recursos digitais em sala de aula, uma vez que grande parte dos estudantes têm facilidade no manuseio das ferramentas. As tecnologias digitais também potencializam o processo de ensino e aprendizagem e, quando o professor está preparado, a possibilidade da aula ser construtiva é muito maior — relata Jonata Santos, professor de Matemática do Ensino Fundamental e mestrando do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Ulbra.
Aprimoramento constante
Com a utilização exclusiva das ferramentas tecnológicas de aprendizagem no contexto da pandemia, esse modelo de ensino pode trazer diferenças, não somente para os cursos a distância mas também para os cursos presenciais. A partir deste cenário, a Ulbra projeta possibilidades de outras melhorias aos processos pedagógicos da instituição.
— Constantemente, buscamos alternativas para dar suporte de continuidade na interação entre professores e alunos. Proporcionamos que o desenvolvimento das competências planejadas possam acontecer no contexto do trabalho remoto com as ferramentas que a universidade proporciona — complementa a diretora acadêmica.
Professor universitário desde 1981 e um dos fundadores do curso de Medicina na Ulbra, Marcelo Guerra considera a situação atual de desafio como uma grande oportunidade, onde todo o corpo docente e discente está em adaptação e se prepara para uma nova modalidade de educação, independentemente do curso.
— Não tenho dúvidas de que o sistema remoto será a grande plataforma de ensino de um futuro muito próximo. A Covid-19 acelerou o que a Ulbra vinha fazendo há alguns anos, que é implantar e ampliar esse sistema virtual de aprendizagem dentro da universidade — diz.
— Quando iniciei a graduação em 2014, os professores já utilizavam os recursos e, agora no mestrado, eles são integralmente aplicados nas aulas. O processo que a universidade propõe desde lá até o momento é oferecer novas possibilidades de tornar o aluno um protagonista do seu aprendizado. E isso foi potencializado com a pandemia e os alunos não foram prejudicados — complementa o professor Jonata Santos.
Confira mais detalhes no site da universidade.