As instituições de ensino têm buscado se reinventar a fim de complementarem as demandas cada vez mais exigentes do mercado profissional e, por consequência, dos alunos. Entre essas inovações estão uma metodologia mais moderna e a integração direta dos estudantes com a tecnologia, por exemplo. Uma das inovações mais importantes está na maior valorização da prática e das soft skills, incentivando projetos concretos já a partir do primeiro semestre. O Centro Univesitário Urcamp, de Bagé, foi além e criou uma nova categoria para seus cursos, batizada de Graduação i.
Desde o ano passado, todos os cursos trabalham com o novo método — que foi concebido a partir de pesquisas e visitas a instituições de ensino do Brasil e do exterior. Então, tudo o que foi coletado dessas experiências foi adaptado a realidade local e às competências de cada curso.
— A educação do século XXI não forma mais para apenas uma única profissão. Trabalhamos para que cada aluno tenha a possibilidade de desenvolver suas competências não só profissionais, mas também pessoais, dando-lhes o poder de escolha das disciplinas e da “troca” com estudantes de outras áreas — determina Fábio Paz, vice-reitor da Urcamp.
Esse ponto trabalhado vai ao encontro do conceito de soft skills, citado no primeiro parágrafo. A ideia é um contraponto às chamadas hard skills. Enquanto esta última se refere ao conhecimento adquirido por meio de capacitações técnicas, ou seja, são habilidades comprovadas com diplomas e certificados, as soft skills descrevem as aptidões individuais e intangíveis de cada um, como flexibilidade e senso de liderança, por exemplo.
— Estamos nos reinventando. O objetivo é trabalhar o conhecimento prévio do aluno por meio dessa resolução de problemas, tecnologia e gamificação, que é o desenvolvimento do raciocínio utilizando jogos e desafios. Queremos que os graduandos não só saibam desenvolver habilidades, mas tenham a consciência do porquê eles precisam desenvolvê-las — ilustra Lia Quintana, reitora da Unicamp.
A metodologia chamou atenção de instituições de outros locais do Rio Grande do Sul e do Brasil. De acordo com o vice-reitor, a Urcamp tem recebido visitas constantes de outras universidades. A novidade foi aprovada pelos alunos, pelo menos é o que se pode concluir uma vez que o último semestre contou com a menor evasão da história do Centro Universitário. O índice de repetência também caiu significativamente.
— Ter cadeiras dentro do meu curso que se integrem e façam pesquisar e, assim, no momento em que estudamos uma disciplina podemos trazer ensinamentos de outra, é sensacional. Estar no primeiro semestre e já conseguir ter contato com o universo do Direito praticando é um ganho imenso — comemora Maria Eduarda Simões, aluna do primeiro semestre do curso de Direito.
Projetos ajudam a solucionar problemas dos municípios
A Urcamp criou um portal digital onde moradores, prefeituras e instituições da região da Campanha conseguem “postar” situações que precisam ser resolvidas e podem receber o auxílio do Centro Universitário. Os alunos, então, podem escolher algum dos problemas postados para trabalhar em um projeto aplicado ao longo do semestre. Em 2019, uma turma do curso de Engenharia Civil projetou um novo calçamento para a cidade de Bagé. A ideia deve ser aplicada pela prefeitura.
A revitalização e restauro da cidade cenográfica de Santa Fé, onde foi filmado o filme "O tempo e o Vento", pelos alunos da Arquitetura e Urbanismo; a Educação Física com um projeto que confeccionou raquetes e petecas de badminton com materiais reciclados durante uma atividade realizada na Casa da Menina, uma casa de passagem mantida pela Urcamp que abriga cerca de 30 meninas de zero a 18 anos em situação de vulnerabilidade social; foram outras iniciativas de destaque.
Melhores notas no vestibular garantem bolsa de até 100%
A Urcamp continua com vestibulares agendados, na sede Bagé e nos Campi de Santana do Livramento, São Gabriel e Alegrete, até o início das aulas, programado para o dia 27 de fevereiro. O formato continua o mesmo, com uma prova de redação. A nota do ENEM também pode ser utilizada para o ingresso. Os novos alunos podem receber bolsas de estudos válidas para o primeiro semestre de acordo com o seu desempenho, além de poder contar com financiamento próprio da instituição. As inscrições podem ser feitas pelo site da Urcamp. Os agendamentos são pelos telefones:
- Bagé - (53) 3242 8244
- Alegrete (55) 3422 3318
- São Gabriel (55) 3232 7070
- Livramento (55) 3243 1080