Além da preocupação em formar profissionais qualificados, a URI (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões) tem entre suas principais prioridades o bem-estar social. Para isso, por meio de seus laboratórios de prática profissional, disponibiliza à comunidade diversos serviços nas áreas de saúde, meio ambiente, jurídica e administrativa. Essa iniciativa oportuniza aos acadêmicos o contato com o mercado de trabalho, além de atender e suprir necessidades da comunidade regional.
O Centro de Estágios e Práticas Profissionais (URICEPP) é um espaço onde acontece a pesquisa e extensão dos estudantes e oferece à população ambulatório de especialidades em nutrição, farmácia universitária, laboratório universitário, prática forense, Centro de Psicologia Aplicada (CPA), trade, Clínica Escola de Fisioterapia, Centro Tecnológico, Clínica Escola de Odontologia e Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).
A professora Simone Tuchtenhagen, coordenadora das clínicas do curso de Odontologia, explica que a clínica escola funciona vinculada a um centro de especialidade odontológicas, órgão do Ministério da Saúde que faz parte do Sistema Único de Saúde, e presta atenção secundária aos pacientes encaminhados:
– É uma grande responsabilidade, mas também uma satisfação prestar este tipo de serviço à população. Ver o agradecimento e reconhecimento dos pacientes ao final das consultas e dos tratamentos é gratificante.
Lidiane Dias Magalhães, de Catalão Goiás, veio para o Rio Grande do Sul pela inclusão. Ela é mãe de Thaís, 13 anos, que tem uma fissura labial e está fazendo um tratamento dentário na URI Erechim.
– Estou muito satisfeita com o atendimento: gratuito, com horário específico que não prejudica a escola. Os profissionais são bem prestativos, tiram todas minhas dúvidas, esclarecem com calma.
Por ano, são realizadas cerca de 10 mil consultas, todas gratuitas, atendendo todas faixa etárias.
Atendimento aos alunos
Os estudantes da instituição também têm a sua disposição serviços prestados de forma gratuita e permanentemente para orientá-los sobre cursos e suas capacitações profissionais. Confira:
Orientação vocacional: feiras de profissões, visitas orientadas à Universidade, atendimento especializado e games apropriados aos jovens.
Apoio psicológico: conta com Setores de Apoio Psicopedagógico ao Estudante e de Estudos e Acompanhamento Psicológico e Psicopedagógico Integrado, disponibilizando uma equipe multidisciplinar formada por profissionais da área da Saúde, Psicologia e Psicopedagogia, que tem como objetivo oportunizar aos acadêmicos um espaço para orientação, aconselhamento, avaliação e acompanhamento.
URI Carreiras: tem como objetivo recepcionar e promover a integração dos alunos calouros, bem como dar ciência das atividades e serviços oferecidos pela universidade a todos discentes e egressos. O serviço também propicia aos discentes e egressos auxilio técnico na gestão da carreira profissional, assim como promove capacitações com a finalidade de desenvolver habilidades pessoais e comportamentais necessárias ao mercado de trabalho.
Financiamento ao estudante
Quanto ao financiamento ao estudante, as duas principais modalidades são o CREDIURI, financiamento próprio, e os convênios com Instituições financeiras:
O CREDIURI é acessado diretamente no campus em que o aluno ingressar. Trata-se da duplicação do tempo de pagamento em relação ao curso. Exemplificando, se um curso de quatro anos tem uma mensalidade média de R$ 800,00, o aluno pode pagar em oito anos de R$ 400,00. Está modalidade não tem juros, apenas a correção anual das mensalidades. As informações para acessar o crédito devem ser buscadas no serviço de atendimento ao estudante de cada campus.
O financiamento através de Instituições Financeiras, funciona praticamente nos mesmos moldes, porém, apresenta o custo do crédito cobrado pelo banco conveniado. As taxas são atrativas e bem menores que as praticadas em outros financiamentos bancários.
Tais serviços são oferecidos e oportunizados em todas as cidades onde a URI tem Câmpus. Além de Erechim e Frederico Westphalen, na região Norte, também em Cerro Largo, no Noroeste; Santiago, na fronteira e São Luiz Gonzaga, na região das Missões.
Fica a dica: A URI está com inscrições abertas até 20 de novembro para o vestibular.
A prova será realizada no dia 24 de novembro. Saiba mais aqui