O verão pode significar praia e descanso, mas, para quem fica na cidade e tem um tempo livre, também é uma oportunidade para buscar aprendizado investindo em educação, qualificação profissional ou simplesmente para aprender coisas novas em áreas de interesse pessoal. As escolas e universidades, na sua maioria, podem estar em férias, mas não ficam paradas. A PUCRS, por exemplo, disponibiliza os seus Cursos de Verão PUCRS 360°, nos meses de janeiro e fevereiro. São mais de 60 opções de cursos de curta duração com aulas voltadas para todas as idades, seja para quem ainda está no colégio, cursa uma graduação ou já está formado.
Diretora do Centro de Educação Continuada da PUCRS, Renata Bernardon, valoriza a importância dessa modalidade, já que amplia o conhecimento em questões que nem sempre são supridas pela graduação.
– O propósito dos cursos de extensão, como o próprio nome diz, é ampliar a aprendizagem que não pode ser totalmente abordada no curso de graduação, mestrado ou doutorado. Hoje em dia o conhecimento é muito complexo e as extensões buscam aprofundar um tema ou assunto pelo qual o aluno tem interesse e não teve seu aprendizado completamente sanado – explica.
Renata ainda destaca a importância dos cursos de extensão como maneira de oportunizar ao aluno temas novos. São assuntos que se revelam como tendências nas suas áreas, como o curso “Quem quer ser um Youtuber?”, da área de Comunicação Social, que tem inscrições abertas.
– Este é um assunto difícil de encaixar em uma grade curricular, por exemplo. As aulas de extensão cumprem este papel de suprir uma necessidade de formação ou informação, sempre de forma aplicada e com lições de cunho prático – relaciona.
Prestar estes cursos durante o verão tem a vantagem de poder concluí-los mais rapidamente. Os cursos de línguas, por exemplo, têm duração de dois meses no decorrer do semestre e, durante o verão, duas semanas. Além disso, estando de férias e com tempo livre o aluno fica mais aberto a aprender, favorecendo a absorção do conteúdo
RENATA BERNARDON
Diretora Centro de Educação Continuada PUCRS
Aula de como fazer cerveja e oficina de curta-metragem são destaques
A produção de cerveja artesanal tem ganhado cada vez mais adeptos no Brasil e até rendido frutos para quem elabora um produto de qualidade. O curso Fabricação Caseira de Cerveja e Manipulação de Fermento Cervejeiro demonstra como são feitos os processos e insumos para fabricação de cerveja em escala doméstica, bem como a manipulação e correto uso do fermento cervejeiro. As inscrições ocorrem até o dia 15 de janeiro.
De 15 a 19 de janeiro, o Centro Tecnológico Audiovisual do Rio Grande do Sul (Tecna) e a Escola de Comunicação, Artes e Design da PUCRS (Famecos) realizam o curso Curtas de Verão: Laboratório de Produção Audiovisual, que é voltado ao público jovem, na faixa etária entre 14 e 17 anos. A proposta é ensinar as noções básicas do audiovisual, tendo como dinâmica aulas expositivas, debates, workshops e muita prática. Além disso, os alunos produzirão um curta-metragem.
Novos aprendizados enriquecem currículo profissional
Do ponto de vista da carreira profissional, os cursos de extensão são uma oportunidade de atualizar-se em relação ao momento da profissão e do mercado, independente da área de conhecimento ou do cargo exercido. Daniela Boucinha, psicóloga e coordenadora do Escritório de Carreiras da PUCRS, acredita que os cursos de verão são uma boa alternativa a especializações e MBAs.
Os cursos de extensão são opções mais rápidas e mais baratas de especialização profissional. São excelentes oportunidades de atualização profissional e enriquecimento do currículo, além de oportunizar conexões com profissionais com a mesma área de interesse, sejam docentes, palestrantes ou até mesmo outros alunos
DANIELA BOUCINHA
Coordenadora do Escritório de Carreiras da PUCRS
A psicóloga ainda destaca que o período de verão é um bom momento para estar em sala de aula. Para Daniela, começar o ano agregando conhecimento pode ser um diferencial para o decorrer dos próximos meses.
– É legal aproveitar este momento, onde as empresas ainda estão se planejando para o ano para dar uma parada, aproveitar algum tempo livre, e apostar em capacitação. Iniciar o ano mais preparado para os desafios profissionais de um futuro próximo – finaliza.
Confira alguns cursos com inscrições abertas: