Estudante da UFRGS, Isael da Silva Pinheiro se tornou o primeiro indígena do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) a realizar intercâmbio internacional. Pertencente ao povo Guarani Nhandeva, da Terra Indígena São Jerônimo, em São Jerônimo da Serra, no Paraná, o doutorando está em Chilliwack, no sudoeste do Canadá, na Universidade do Vale Fraser (UFV), onde permanecerá por seis meses.
Por lá, participa de atividades com alunos e professores da universidade, compartilhando ideias e produzindo trabalhos conjuntos, realiza apresentações e ministra palestras sobre educação escolar indígena, sua área de interesse. Para Isael, a melhor parte do intercâmbio tem sido as trocas de saberes com os colegas, realizadas em uma instituição com vasto conhecimento em sua área de interesse.
— O maior benefício dessa experiência até o momento é a conexão com grupos de pesquisa da universidade, principalmente com pesquisadores indígenas e comunidades das primeiras nações. A UFV tem larga experiência institucional nas relações respeitosas com as nações originárias, contemplando avanços significativos em relação à ética em pesquisa com povos indígenas, a metodologias colaborativas e à mediação intercultural entre a academia e essas comunidades — avalia.
Em sua visão, o intercâmbio permite conhecer outros grupos de pesquisa, experimentar diferentes processos de trabalho acadêmico, aprender formas alternativas de financiamento de pesquisa e criar parcerias com profissionais e instituições em outros países.
— Para nós, intelectuais indígenas do Brasil, trata-se de uma oportunidade única de fortalecer e internacionalizar nossas pesquisas e conhecimentos, algo que deveria ser vivenciado por muitos, como parte da formação de pesquisadores comprometidos com seus povos — aponta Isael, que ingressou no PPGEDU em 2019 e recebe uma bolsa do CNPq para o doutorado.
Na UFRGS, o doutorando é membro do grupo Peabiru: Educação Ameríndia e Interculturalidade e desenvolve o projeto de tese “Arandu: A Pedagogia Guarani das Belas Palavras”, sob orientação da professora Maria Aparecida Bergamaschi. O objetivo da pesquisa é construir elementos teóricos para a compreensão e sistematização da pedagogia Guarani, contribuindo para a organização de currículos e programas escolares e produzindo diálogos interculturais inspirados na educação escolar indígena.
— Com este intercâmbio, Isael qualifica sua pesquisa e contribui para afirmar, no âmbito nacional e internacional, o grupo de pesquisa Peabiru, visto que o Canadá possui uma forte trajetória no campo da educação indígena, da reparação e, principalmente, da reconciliação com as nações originárias. Isael abre caminho para outros estudantes indígenas realizarem estágios no exterior, constituindo e afirmando redes internacionais de pesquisadores das centenas de povos originários do continente americano — analisa a orientadora.
A parceria
O intercâmbio foi viabilizado pela parceria entre a Faced e instituições universitárias canadenses, iniciada em 2018 a partir do doutorado sanduíche de Juliana Schneider Medeiros na Universidade de Saskatchewan. A cooperação continuou por meio da participação de professores canadenses em seminários oferecidos pelo PPGEDU em 2021 e 2022 e agora tem um novo desdobramento com o intercâmbio de Isael. Além dele, a também doutoranda do PPGEDU Adriana Colling está em intercâmbio na UFV.