O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) abriu processo seletivo para 1,2 mil vagas em 39 cursos técnicos e de graduação. As oportunidades são para os nove campi da instituição: Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Porto Alegre (nos bairros Restinga e Centro Histórico), Rio Grande, Rolante, Vacaria e Viamão. As inscrições ficam abertas até 8 de maio e os selecionados iniciarão os estudos no segundo semestre. O edital completo está disponível no site.
O processo seletivo varia conforme o curso e o campus de interesse, podendo ser por sorteio entre os inscritos, prova ou pelo uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde 2017. O exame de seleção está agendado para o dia 4 de junho, e o sorteio deve ocorrer em 7 de junho. Os cursos do IFRS são gratuitos, mas as inscrições são pagas e os valores variam entre R$ 20 e R$ 70.
Os cursos técnicos e de graduação são presenciais, mas alguns contam com parte da carga horária a distância. O IFRS ressalta que os cursos técnicos oferecidos são subsequentes ao Ensino Médio, ou seja, o candidato deve ter completado todas as etapas da Educação Básica para iniciar os estudos, diferentemente de outras opções de técnico que oferecem o ensino profissionalizante concomitantemente com o Ensino Médio.
A inscrição é por formulário eletrônico disponível no site, e poderá ser realizada até 8 de maio. Para inscrever-se, é necessário ter RG e CPF, e também estar cadastrado no portal gov.br. O candidato também pode ir pessoalmente a um campus do IFRS e pedir ajuda para se inscrever, sendo possível utilizar os computadores disponíveis.