Uma nova oportunidade de ingressar no mercado de tecnologia foi lançada nesta terça-feira (28), no Instituto Caldeira, no 4º Distrito, em Porto Alegre. A Enter Tech Edu, startup da Atitus Educação, antiga Imed, oferece diferentes capacitações gratuitas e com foco nas carreiras do futuro.
Durante a apresentação da escola, um dos seus cursos já teve as inscrições abertas. São 6 mil vagas o curso Insert, que tem como objetivo preparar estudantes para que conheçam as bases e carreiras da tecnologia e criem soluções de problemas de lógica com algoritmos em Javascript. A capacitação é totalmente online e gratuita, com duração de 60 horas e início das primeiras turmas previsto para março. As inscrições podem ser feitas pelo site entertechedu.com.
A Enter vai atuar na qualificação de jovens a partir do 4º ano do Ensino Fundamental, por meio de programas que envolvem desde a introdução ao pensamento computacional até fundamentos de inteligência artificial, machine learning e ciência de dados. Em seu primeiro ano de atuação, a escola pretende capacitar, de forma gratuita, 18 mil pessoas em todo Brasil.
Conforme o presidente da Atitus Educação, Eduardo Capellari, hoje existe uma carência no mercado da tecnologia: pessoas com formação técnica para atuação, por isso, é atraente para empresas parceiras a participação no desenvolvimento desses profissionais.
– Começamos com o programa #TeuFuturo há nove anos como uma forma de fazer uma relação entre a Atitus e as escolas. Acabamos identificando que muitos jovens não tinham uma definição de carreira. Migramos de um programa de relacionamento para um de formação de alunos para o primeiro emprego em tecnologia. Aí nasce a Enter – explica Capellari.
O #TeuFuturo formou mais de 26 mil estudantes em todo o Brasil e em Cabo Verde, na África. Com a criação da Enter, uma continuação do projeto expandido, a Atitus Educação busca ampliar o número de estudantes impactados.
Demanda
Segundo a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), até 2025, o Brasil terá uma demanda próxima de 800 mil profissionais na área de tecnologia. O propósito da startup é ajudar os jovens a identificarem seu talento, desenvolvendo o potencial em um mercado que está em expansão Brasil e no mundo. A escola também vai oferecer experiências comportamentais a fim de preparar os estudantes para o primeiro emprego ou para que se tornem empreendedores.
– Hoje mais de 80% dos estudantes do Brasil são de escolas públicas e é esse público que buscamos atender e impactar positivamente. O Insert é uma primeira formação, um introdutório, depois vamos buscar bolsas para um curso mais completo e no final da trajetória nossa intenção é conectar essas pessoas com empresas para gerar um ciclo no mercado – diz Amilton Martins, head de Educação da Enter.
Como se inscrever
- As inscrições podem ser feitas no site entertechedu.com.
- A capacitação é gratuita e tem duração de 60 horas, com o início das primeiras turmas previsto para março.
- Não há restrição de idade e a escolaridade mínima é 4º ano do Ensino Fundamental.