O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou nesta quinta-feira (15) o edital do concurso público para mil vagas de técnico do seguro social. No Rio Grande do Sul, a seleção, que é uma das mais esperadas pelos concurseiros, oferece 49 vagas em nove cidades. O período de inscrições começa nesta sexta-feira (16) e vai até o dia 3 de outubro.
O cargo de técnico do seguro social do INSS exige Ensino Médio, e os selecionados serão responsáveis por atividades como atender ao público, assessorar os superiores hierárquicos em processos administrativos e outras tarefas inerentes a reconhecimento de direitos previdenciários. O salário inicial é R$ 5.905,79.
As cidades com vagas abertas são Canoas (8), Caxias do Sul (4), Ijuí (2), Novo Hamburgo (8), Passo Fundo (5), Pelotas (5), Porto Alegre (6), Santa Maria (7) e Uruguaiana (4). Do total de vagas, 20% são destinadas a pessoas negras (10) e 12% a pessoas com deficiência (6). Os candidatos inscritos em uma das categorias e classificados serão convocados para o processo de heteroidentificação ou para avaliação biopsicossocial, respectivamente.
As inscrições podem ser realizadas pelo site. A taxa é R$ 85. Poderão pedir isenção total do valor da taxa de inscrição os candidatos com cadastro atualizado no Cadastro Único (CadÚnico) ou que sejam doadores de medula óssea reconhecidos pelo Ministério da Saúde. Mais informações sobre o processo seletivo e sobre as inscrições estão disponíveis no edital.
A prova será aplicada no dia 27 de novembro. No Rio Grande do Sul, as provas acontecem nas mesmas cidades das agências com vagas abertas. Os candidatos aprovados nesta etapa farão o curso de formação em Florianópolis (SC). Os selecionados serão convocados para trabalhar nas agências de cada município.