O ministro da Educação, Victor Godoy, anunciou na manhã desta quarta-feira (27) a demissão do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Danilo Dupas. O chefe da pasta disse ainda que o atual mandatário do órgão responsável pela realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) saiu "por motivos pessoais e a pedido".
Em manifestação em sua conta no Twitter, Godoy anunciou que "o diretor Carlos Moreno será o novo presidente do Inep, respondendo interinamente e garantindo a continuidade dos exames e avaliações fundamentais para toda a sociedade brasileira". A posse vai ocorrer na próxima segunda-feira (1º).
Carlos Moreno é servidor de carreira da autarquia há 37 anos, bacharel e mestre em Estatística pela UNB e doutorando em Educação pela Católica de Brasília. O funcionário também ocupou, segundo o ministro, diversas funções no Inep e conhece profundamente os processos, avaliações e exames da Autarquia. Atualmente ocupa o cargo de Diretor de Estatísticas Educacionais do Inep desde 2010, liderando importantes processos como os censos da educação.
Crise no Inep
Em novembro do ano passado, 37 servidores do instituto pediram exoneração de suas funções. Os cargos ocupados estavam diretamente ligados à realização de exames, como o Enem. Poucos dias depois da demissão coletiva, funcionários do Inep reuniram em um documento uma série de denúncias de assédio e interferência, em meio à crise vivida pelo órgão. Na lista, constava "possível intervenção e risco ao sigilo" na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021.
Para o Enem deste ano, houve o menor número de candidatos desde 2009, quando a nota da prova começou a ser usada para seleção em algumas das universidades públicas do país. Foram pouco mais de 3 milhões e 300 mil candidatos inscritos.
Confira, na íntegra, a nota divulgada pelo órgão sobre a saída de Danilo Dupas Ribeiro:
O Ministério da Educação (MEC) informa que Carlos Eduardo Moreno Sampaio assumirá, interinamente a partir de agosto, a presidência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Servidor de carreira da própria instituição, Moreno é doutorando em Educação pela Universidade Católica de Brasília e Mestre em Estatísticas pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente é Diretor de Estatísticas da autarquia.
A saída de Danilo Dupas Ribeiro ocorre a pedido do próprio. O MEC agradece o trabalho realizado à frente do Inep e reforça que Moreno dará continuidade ao trabalho realizado.
Assessoria de Comunicação Social do Inep