A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) lançou nesta quarta-feira (11) o projeto Escolha Certa. A ação oferece aulas complementares para alunos que concluíram o Ensino Médio na rede estadual entre 2020 e 2021.
Com o objetivo de melhorar a aprendizagem dos estudantes após o período mais duro da pandemia e estimular os jovens para as oportunidades de aperfeiçoamento para o mercado de trabalho, as inscrições para o Escolha Certa ocorrem até 20 de maio e estão disponíveis online. Segundo a Seduc, 5 mil egressos do Ensino Médio devem participar do projeto.
O início das aulas está previsto para 30 de maio. Elas terão formato híbrido, e o estudante poderá optar por assistir às aulas em formato presencial ou remoto.
No projeto, serão oferecidos quatro roteiros de aprendizagem. Em todos, serão disponibilizadas aulas de português, matemática, inglês e projeto de vida com letramento digital, com foco na capacitação para o mercado de trabalho:
- Opção 1: português, matemática, inglês e projeto de vida com letramento digital com foco na capacitação para o mercado de trabalho
- Opção 2: preparação para o Enem com acesso gratuito à plataforma Me Salva, além dos conteúdos da opção 1;
- Opção 3: cursos de capacitação em tecnologias da informação, desenvolvimento de sistemas, programação e outras áreas de tecnologia e empreendedorismo, além de conteúdos da opção 1;
- Opção 4: capacitação em economia criativa: artes visuais, design, multimídia e tecnologias voltadas à comunicação; além dos conteúdos da opção 1.
As aulas presenciais ocorrerão sempre às terças e quintas-feiras no turno noturno, das 19h às 22h, no polo selecionado pelo aluno. No formato remoto, as aulas serão disponibilizadas via plataforma oferecida pelo Google e contarão com atividades síncronas e assíncronas.
Os inscritos no Escolha Certa também terão acesso gratuito a alguns cursos da temática escolhida com instituições parceiras. A iniciativa tem o intuito de oportunizar o conhecimento e aproximar ainda mais os estudantes do mercado de trabalho e da área em que desejam atuar. Entre os parceiros da Seduc estão o Sebrae, o Senai, o Instituto Caldeira, a plataforma Me Salva e o Co.liga.