Diretores das escolas municipais de Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Especial e Curso Normal de Porto Alegre decidiram, em votação, que o calendário escolar de 2022 começará em 21 de fevereiro. A nova data substitui a proposta inicial da prefeitura, que sugeria o início do ano letivo em 9 de fevereiro e o término em 23 de dezembro de 2022.
Os diretores solicitaram à Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre (Smed) que fosse feita uma votação com três opções de calendário. No pleito, 172 das 212 escolas municipais de Educação Infantil (Emeis) e Escolas Comunitárias optaram por manter as datas originais. No caso das 42 escolas municipais que abrangem o Ensino Fundamental, a Educação de Jovens e Adultos, a Educação Especial e o Curso Normal, 26 delas optaram pela mudança no calendário.
Mesmo com a mudança na data inicial, o ano letivo segue terminando em 23 de dezembro. Contudo, as escolas deverão propor oito sábados letivos para compensação do recesso em fevereiro ou cinco sábados, caso haja compensação em feriados. O prazo para envio dos calendários por parte das escolas é 25 de fevereiro de 2022.