Parte das escolas gaúchas de Educação Básica voltou às aulas nesta segunda-feira (2). As redes municipais de cidades como Porto Alegre, São Leopoldo, Canoas e Viamão, bem como a rede privada de todo o Estado já retornaram, enquanto a rede estadual tem previsão de retomar as atividades na quarta-feira (4).
As escolas particulares do Rio Grande do Sul estiveram em recesso durante uma semana, até domingo (1º). O segundo semestre ocorre até, no máximo, 22 de dezembro. Para este semestre letivo, a expectativa, segundo o presidente do Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe/RS), Bruno Eizerik, é de que mais alunos retornem ao ensino presencial.
— Nós fechamos o primeiro semestre com média de 70% de adesão ao modo presencial, com variação, de acordo com a etapa. Os outros 30% ainda estão assistindo aulas de forma remota, por opção da família. Nossa perspectiva é de que, com a chegada do verão, a presencialidade vá aumentando — destaca Eizerik, que espera alcançar quase 100% de adesão até o final do ano.
Outro pleito do Sinepe/RS é por reduzir o distanciamento entre classes nas salas de aula de 1,5 metro para 1 metro. A entidade apresentou essa demanda ao governo do Estado, que analisa o caso. Com a mudança, segundo o sindicato, seria possível atender os estudantes da rede sem necessidade de revezamento.
Redes públicas
As escolas municipais de Porto Alegre retomaram as atividades de forma presencial nesta segunda-feira. A instituição segue a estratégia de revezamento estabelecida desde a reabertura, em 29 de abril, para que as turmas fiquem menores e não haja aglomeração.
A Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre (Smed) lançou uma campanha de incentivo ao retorno presencial, com cards em redes sociais e divulgação em rádios. A pasta, porém, informa que ainda não tem o levantamento de quantos alunos já retornaram à presencialidade, o que depende da emissão de relatórios de comparecimento por todas as escolas da rede. A compilação deve sair na quarta-feira.
Outras redes municipais de ensino também voltaram às aulas nesta segunda, como Canoas, Viamão e São Leopoldo. No município do Vale do Sinos, a modalidade será semipresencial, com grupos alternados de alunos atendidos de forma presencial na escola ou acessando a plataforma ou atividades impressas de casa, e o retorno acontece de forma gradual, avançando conforme idade e ano do aluno.
Já a rede estadual retomará as atividades na próxima quarta-feira, com escalonamento, quando a turma for mais numerosa e houver necessidade. No primeiro semestre, 20% dos alunos da rede aderiram ao formato presencial.