Em um gesto de gratidão pelos serviços prestados ao longo da pandemia, fotos de funcionários iluminam as paredes do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) na noite desta sexta-feira (30). Em alusão ao Dia do Trabalhador, que será comemorado no sábado (1º), a casa de saúde está projetando, na parte externa dos blocos B e C, imagens de colaboradores de diversas áreas da instituição, que podem ser vistas da Avenida Protásio Alves e da Rua Ramiro Barcelos até a meia-noite. As projeções têm cerca de 18 metros de altura por oito de largura.
No texto que acompanha as fotografias, lê-se as seguintes palavras:
"Nossa gratidão é maior do que essas paredes!
Nesses prédios, 10 mil trabalhadores dedicam suas vidas às vidas de todos.
Aos nossos, e dos nossos trabalhadores, o desejo de um Dia do Trabalho repleto de saúde para todos!"
A ação é uma parceria com a Fundação Médica do Rio Grande do Sul e foi transmitida pelas redes sociais do hospital. No local, Marisol Silveira de Oliveira, chefe do Serviço de Remuneração do HCPA, se disse honrada pelo gesto.
— Hoje vemos refletido aqui o esforço de milhares de pessoas para fazer com que esse momento tão difícil seja amenizado com nosso esforço e dedicação. Sou funcionária há muitos anos do hospital, sei da importância que ele tem para o Estado e me sinto muito honrada e representada nessa homenagem — afirma Marisol.
O objetivo principal é agradecer pelo comprometimento dos profissionais da instituição com a preservação da vida, em meio à tragédia da pandemia de coronavírus, mas a homenagem também se estende a todos os trabalhadores gaúchos.
— É algo simples, sem muito rebuscamento, mas é de coração. Sabemos que cada trabalhador tem sua história, sua família, e tem feito sacrifícios ao longo dessa batalha, que não sabemos quando acaba. A homenagem também é para demonstrar que a gente se preocupa com quem tem tido tanto cuidado com os pacientes. Mostrar que a gente está junto, que tá todo mundo puxando o barco para o mesmo lado — afirma a diretora-presidente do HCPA, Nadine Clausell.