Mesmo sem datas definidas para a aplicação do Vestibular 2021 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), candidatos que quiserem solicitar a isenção da taxa de inscrição do concurso podem fazer o pedido até quarta-feira (3), conforme prevê o edital do Programa de Concessão de Benefícios do Vestibular 2021.
Para obter o benefício, os candidatos devem preencher os seguintes requisitos: possuir renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio nacional; e ter cursado (ou estar cursando, com previsão de conclusão até maio de 2021) a totalidade do Ensino Médio em escola da rede pública ou com bolsa integral em escola da rede privada. A solicitação pode ser feita por meio deste site.
Também é necessário que os solicitantes enviem a documentação comprobatória especificada no edital pelo Portal do Candidato, nos formatos pdf, jpg ou jpeg, com boa qualidade (sem cortes, rasuras ou emendas), informações legíveis e tamanho máximo de 5MB cada. A postagem deve ser feita até 4 de fevereiro e os resultados serão divulgados em 23 de fevereiro, na página do vestibular.
No entanto, a Comissão Permanente de Seleção (Coperse) salienta que a obtenção do benefício não representa inscrição automática no concurso, ou seja, mesmo obtendo a isenção da taxa, o candidato precisará se inscrever no vestibular no prazo a ser definido e divulgado futuramente. Ao realizar a inscrição, o candidato deverá informar o número do seu CPF e o sistema buscará automaticamente o resultado da solicitação, permitindo a utilização do benefício concedido.
O edital deve ser lido atentamente pelos candidatos e, em caso de dúvidas, é possível enviar um e-mail para coperse@coperse.ufrgs.br. Além do documento, na página do vestibular também já está disponível a lista de leituras obrigatórias da prova de Literatura em Língua Portuguesa.
Alterações no Vestibular 2021
Devido à pandemia de coronavírus, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UFRGS aprovou alterações para o Vestibular 2021. As principais mudanças estão relacionadas ao número de dias de provas, que será reduzido de quatro para dois dias, e ao número de questões das provas objetivas, que passará de 25 para 15 em cada avaliação.
Ainda não há confirmação de datas para a aplicação das provas.