O Comando do Exército, por meio do Departamento de Educação e Cultura do Exército (Decex), divulgou o edital do concurso de admissão aos Colégios Militares de Porto Alegre, Santa Maria, Rio de Janeiro, Fortaleza, Manaus, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Curitiba, Juiz de Fora, Campo Grande, Belém e São Paulo. O documento foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) da última quarta-feira (12).
O processo seletivo é destinado a estudantes que ingressarão no 6º ano do Ensino Fundamental ou no 1º ano do Ensino Médio. De acordo com o edital, as inscrições estarão abertas no período de 8 de setembro a 2 de outubro, e devem ser feitas pelos responsáveis dos alunos diretamente no site do Colégio Militar de interesse. A taxa de inscrição será de R$ 95.
Ao todo, há 480 vagas disponíveis. No Rio Grande do Sul, são 40 em Porto Alegre (sendo 35 para nível fundamental e cinco para médio) e 35 em Santa Maria (sendo 25 para fundamental e 10 para médio). O quadro completo das vagas pode ser conferido no edital, por meio deste link.
Para participar, o candidato precisa ser brasileiro; ter concluído ou estar cursando o 5º ano do Ensino Fundamental ou o 9º ano do Ensino Fundamental; não ter sido excluído disciplinarmente de qualquer Colégio Militar; ser portador de documento oficial de identificação com foto recente, com o máximo de dois anos de expedição; ser portador de documento oficial de comprovação de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e estar enquadrado nos seguintes limites de idade:
- Para 6º ano/EF: ter menos de 13 anos em 1º de janeiro do ano da matrícula e completar 10 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula.
- Para 1º ano/EM: ter menos de 18 anos em 1º de janeiro do ano da matrícula ou completar 14 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula.
O concurso habilitará os aprovados à matrícula em 2021 e será composto por três etapas: exame intelectual, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os candidatos inscritos; revisão médica e odontológica, de caráter eliminatório; e comprovação dos requisitos biográficos dos candidatos, de caráter eliminatório.
O exame intelectual contará com questões objetivas de matemática e de língua portuguesa, além de uma redação. As provas devem ser realizadas entre 17 e 18 de outubro.