O Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União desta quarta-feira (17) o edital com o novo cronograma do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) do segundo semestre de 2020.
Calendário do Sisu:
- Inscrições: de 7 a 10 de julho (até 23h59min)
- Divulgação dos resultados: 14 de julho
- Período de matrícula: de 16 a 21 de julho
- Prazo para manifestação para lista de espera: de 14 a 21 de julho (até 23h59min)
Podem fazer a inscrição no programa os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019, contanto que não tenham zerado a nota da redação. Jovens do primeiro ou terceiro ano do Ensino Médio que realizam a prova apenas para testar habilidades — conhecidos como treineiros — também não são elegíveis para o Sisu.
Inicialmente, o período de inscrição no programa foi anunciado pelo governo para ocorrer entre terça-feira (16) e sexta-feira (19), mas o edital não foi divulgado. Na terça, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, adiantou as datas de inscrição no sistema de seleção, afirmando que a decisão seria publicada nos próximos dias.
Além do Sisu, o o secretário de Ensino Superior do MEC, Wagner Vilas Boas Souza, afirmou que foram alteradas as datas de inscrições aos principais programas de acesso às universidades para atender a uma solicitação das instituições de Ensino Superior públicas e privadas. Conforme o secretário, o prazo de inscrição do Programa Universidade Para Todos (Prouni) passou de 23 a 26 de junho para 14 de julho. O Financiamento Estudantil (Fies), que teria inscrições efetuadas de 30 de junho a 3 de julho, passou para 21 a 24 de julho
O Exame Nacional do Ensino Médio, por sua vez, segue sem data definida. As aulas foram suspensas em todo o país devido à pandemia do coronavírus, gerando pressão para que a prova não fosse realizada em novembro. Na última quarta-feira (10), Weintraub anunciou no Twitter que entre os dias 20 e 30 de junho, o Ministério da Educação abrirá uma enquete para que os inscritos no Enem decidam a nova data do exame. Duas das opções são para 2021.