Educação

Carreira longa

Como planejar a carreira ao se aproximar dos 60 anos

Pessoas acima de 60 anos foram as que mais conseguiram trabalho entre o terceiro trimestre de 2018 e o mesmo período de 2019

Erik Farina

Enviar email

Trabalhadores maduros têm sido cada vez mais requisitados pelas empresas no Brasil. Pessoas acima de 60 anos foram as que mais conseguiram trabalho entre o terceiro trimestre de 2018 e o mesmo período de 2019, verificou o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

A ocupação cresceu 5,4% para a faixa etária, enquanto na faixa de 40 a 59 anos se ampliou em 2,6% e para trabalhadores mais jovens (18 a 24 anos) caiu 1,3%.  Veja dicas para aproveitar esta tendência e conquistar também sua vaga

Trabalho longevo

  • Ao buscar emprego, coloque sua energia em pequenas ou médias empresas. Estas costumam ser mais flexíveis em critérios de seleção e assumem que seu ambiente não é tão acelerado quanto grandes corporações.
  • Não deixe de estudar e acompanhar as mudanças de sua profissão. Faça pelo menos um curso de curta duração a cada ano, inclusive buscando treinamento gratuito na internet ou nos sindicatos. Sites como o Educa e o Lúmina, da UFRGS, podem oferecer boas oportunidades de capacitação gratuita. 
  • Autoconhecimento é ainda mais crucial nesta fase da vida. Tenha claro quais seus pontos fortes e mergulhe em projetos profissionais que os façam se sobressair.
  • Esteja vigilante com suas habilidades digitais — a grande barreira de contratação de maduros. Dedique tempo para entender novas plataformas e tecnologias que tenham relação com seu trabalho assistindo a tutoriais e conversando com colegas mais jovens.
  • Mantenha ativa a rede de contatos com ex-colegas, fornecedores e até antigos empregados. Indicações são essenciais para profissionais maduros conseguirem novas vagas.
  • Aceite o fato que uma nova vaga talvez não pagará o que você ganha hoje ou recebia no último trabalho. A crise baixou a réguas dos salários para todas categorias profissionais, e as diferenças podem surpreender principalmente quem exercia cargos de gestão ou diretoria.

Fonte:  Monica Riffel, fundadora da MaturiLab,  Glória Yacoub, economista e responsável pela Estagiário Experiente, e  Tatiana Lemke, diretora de operações da Região Sul da Produtive. 

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Esporte e Cia

00:00 - 03:00