Começa no próximo domingo (3) o Exame Nacional do Ensino Médio (2019), com a aplicação da prova de Linguagem, Redação e Ciências Humanas. No meio da ansiedade que começa a rondar os candidatos, é bom já ir separando o que é preciso levar no dia da prova e o que é aconselhável e deixando de lado aquilo que é proibido, para não ter problemas.
Para começar, esqueça o hit do momento, da Caneta Azul. O próprio Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com bom-humor, lembrou em suas redes sociais que, no dia do Enem, é obrigatório o uso de caneta preta. Nada de lápis ou lapiseira.
E não basta ser preta: precisa ser de material transparente. Mas qual a razão de ser preta? Segundo o Inep, porque outra cor de tinta impossibilita a leitura óptica do cartão de respostas.
Veja abaixo o check list para o dia das provas.
Obrigatório
- Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.
- Documento oficial de identificação, original e com foto.
Aconselhável
- Cartão de Confirmação da Inscrição.
- Declaração de Comparecimento impressa (caso precise do documento).
Proibido
- Borracha
- Corretivo
- Chave com alarme
- Artigo de chapelaria
- Impressos e anotações
- Lápis
- Lapiseira
- Livros
- Manuais
- Régua
- Óculos escuros
- Caneta de material não transparente
- Dispositivos eletrônicos (wearable tech, calculadoras, agendas eletrônicas, telefones celulares, smartphones, tablets,ipods, gravadores, pen drive, mp3, relógio, alarmes)
- Fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados imagens, vídeos e mensagens
Atenção: antes de entrar na sala, você receberá um envelope porta-objetos para guardar todos os itens considerados proibidos. Guarde o envelope abaixo da carteira, com eletrônicos desligados.