A Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (Fundatec) está com inscrições abertas para o processo seletivo do Programa de Residências Uni e Multiprofissionais em Saúde – PSU/RMS 2019. Os programas de residência são cursos de pós-graduação que buscam integrar trabalho e educação.
Serão selecionados residentes para 16 instituições dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e Rondônia. Além de servir para concorrer a bolsas de residência, a seleção também pode ser utilizada para autoavaliação: modalidade que possibilita ao estudante avaliar o seu conhecimento na área, sem participar da disputa pelas vagas.
O processo seletivo será composto por duas etapas: a primeira é uma prova teórico-objetiva, e a segunda, que não se aplica à autoavaliação, é uma análise de acordo com critérios determinados nos editais específicos de cada instituição, que deverão ser consultados pelo candidato. A data prevista para a aplicação da prova teórico-objetiva é 17 de novembro.
No Rio Grande do Sul, oito instituições utilizarão o processo seletivo como primeira etapa para a escolha dos residentes. São elas: Hospital Santa Cruz — Associação Pró-Ensino Santa Cruz do Sul (Apesc), Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Feevale), Escola de Saúde Pública (ESP), Sociedade Beneficência e Caridade de Lajeado — Hospital Bruno Born, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Universidade Franciscana Santa Maria (UFN) e Universidade Luterana do Brasil (Ulbra).
As inscrições podem ser feitas até 21 de outubro, neste site da Fundatec. Para autoavaliação, a taxa de inscrição é de R$ 49. Para os programas de residência, as taxas variam de acordo com o Estado e instituição escolhida. O edital pode ser conferido neste site.