As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) do segundo semestre de 2019 foram abertas nesta terça-feira (11) com a oferta de 169.226 bolsas em instituições privadas de Ensino Superior. Um quarto das vagas oferecidas é na modalidade a distância.
O programa tem bolsas integrais e parciais (de 50%). A oferta ocorre nas modalidades presenciais e a distância, essa última com maior concentração nos benefícios integrais. No Rio Grande do Sul, são 8.590 bolsas disponíveis (4.150 integrais e 4.440 parciais).
Pelo Prouni, estudantes conseguem bolsas de estudos do governo federal em faculdades e universidades privadas. As instituições reservam para o programa um percentual fixo de cursos, divididos por carreiras e modalidades, em troca de isenção fiscal.
Os números foram divulgados nesta segunda-feira (10) pelo Ministério da Educação (MEC). Segundo dirigentes da pasta, o percentual de bolsas nas modalidades a distância seria reflexo da grande oferta em cursos a distância por parte das instituições.
— O EAD (educação a distância) é permitida pela legislação e tem sua forma de ser avaliada. Hoje a gente não pode desprezar a tecnologia que está disponível no mundo todo. Não cabe aqui a gente dizer se é melhor ou pior, existe a avaliação — disse o secretário-executivo do MEC, Antonio Paulo Vogel, em entrevista coletiva nesta segunda.
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, não estava presente.
Podem se inscrever participantes da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que tiveram nota mínima média de 450 pontos e não zeraram a redação. Também é necessário comprovar baixa renda.
Para concorrer a bolsas integrais, os candidatos precisam ter renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. As parciais são reservadas para quem têm renda de até três salários mínimos por pessoa.
O total de 169.226 bolsas é dividido em 33.830 cursos em 1.100 instituições privadas de Ensino Superior. Os cursos com mais vagas neste semestre são os de Administração (17.004), Pedagogia (13,387) e Ciências Contábeis (10.817).
As inscrições do Prouni vão até as 23h59 do dia 14 de junho de 2019 pelo site do programa. O resultado da primeiro chamada sai no dia 18 de junho.
Cronograma
- Inscrições — 11 a 14 de junho
- Resultado da 1° chamada — 18 de junho
- Comprovação de informações da 1ª chamada — 18 a 25 de junho
- Resultado da 2ª chamada — 2 de julho
- Comprovação de informações da 2ª chamada — 2 a 8 de julho
- Prazo para participar da Lista de Espera — 15 a 16 de julho
- Divulgação da Lista de Espera — 18 de julho