A Escola Estadual de Ensino Fundamental Adonis dos Santos, da Vila Martinica, em Viamão, ganhou a votação popular do Educar para Transformar (6ª Chamada Pública), promovido pelo Instituto MRV, em parceria com a Fundação Pitágoras, e irá receber R$ 30 mil para o projeto "Produzindo o Primeiro Documentário", um documentário sobre a realidade social dos alunos. A reportagem contou a história no dia 8 de junho.
Vinte iniciativas concorriam ao prêmio em todo o Brasil, mas a escola era a única gaúcha a participar, e acabou ficando entre as 10 selecionadas.
— A repercussão foi ótima e a expectativa está grande para começarmos logo. Acredito que no mês que vem já iniciaremos com o curso. Para a comunidade é muito importante, a cultura deles é frágil, assim vão poder aprender e ter uma ocupação — revela o jornalista, monitor e autor do projeto Márcio Kinzeski, 51 anos.
Mais de 150 escolas de 45 cidades se inscreveram para participar da seleção que ocorreu em duas etapas. As instituições selecionadas receberão R$ 30 mil em materiais e serviços para promover ações juntamente com os alunos. Os projetos ainda serão acompanhados e receberão o apoio do Instituto MRV e da Fundação Pitágoras para a troca de conhecimento e a verificação do desenvolvimento das ações. O objetivo é atrair e reter os alunos, ampliando suas visões sobre os benefícios da educação e as diversas possibilidades de futuro que se pode alcançar.