O atual vice-reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Maurício Vieira, assume, nesta semana, o cargo de assessor da Secretaria Executiva do Ministério da Educação (MEC). Ele deixa a Unipampa após oito anos como servidor na instituição.
Com viagem marcada para Brasília na tarde desta quinta-feira (16), Vieira espera, com o cargo, contribuir com a nova equipe gestora do MEC, no maior desafio da educação que é "colocar toda criança e/ou jovem na escola e oportunizar uma educação pública, gratuita e de qualidade".
— A minha expectativa é assessorar na melhor forma possível, respeitando a legislação e trazendo o olhar de educador, de professor, de gestor — diz o vice-reitor, acrescentando que foi uma indicação técnica, baseada em sua trajetória na educação.
Vieira explica que a Secretaria Executiva está ligada diretamente ao ministro, então cuida, por exemplo, das relações do MEC com as autarquias, com o Inep e com a Capes. Entre os próximos desafios da secretaria está o de elaborar um novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que expira em 2020, acrescenta Vieira.
Questionado sobre o bloqueio recente que atingiu as universidades federais, como a Unipampa, o vice-reitor diz que ter contingenciamento é natural.
— Não sei se vou trabalhar exatamente com esse viés do Ensino Superior. Todos os anos que passaram tiveram contingenciamento e isso é natural pela questão da arrecadação e da receita. O que eu puder ajudar com a minha experiência de gestor de universidade, eu vou levar perante ao ministério.
Depois da experiência no MEC, ele planeja retornar às atividades na Unipampa. Licenciado em Física pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Vieira é mestre e doutor em Educação.