A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) venceu o prêmio Mérito Institucional, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O prêmio é concedido à instituição com maior índice de egressos titulados na pós-graduação, em cursos reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O índice é definido pelo número de ex-bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) que concluíram mestrado ou doutorado. São comparados os percentuais de titulação de cada instituição com o percentual médio do conjunto de todas as instituições contempladas com bolsas Pibic, em um período de dez anos. Outro critério considerado para a premiação é ter bolsistas inscritos nesta edição do prêmio.
Foram 193 instituições públicas e privadas de todo o país concorrentes - sendo 145 universidades e 48 institutos de pesquisa. Por ter vencido o prêmio na categoria Mérito Institucional, a UFSM receberá dez bolsas adicionais do Pibic e/ou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti). O vice-reitor da UFSM, Luciano Schuch, destaca a importância desse reconhecimento para a instituição:
— Mostra que nosso processo de aprendizagem está muito bem estruturado e também demonstra o investimento feito no estudante, no jovem que depois se transforma no pesquisador, no doutor no futuro. Esse é o grande mérito para nossa instituição. Isso mostra a força da pesquisa da UFSM.
Os vencedores do 16º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica - Edição 2018 foram anunciados na segunda-feira (27). A entrega da premiação será realizada durante a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontecerá na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande, entre 21 e 27 de julho de 2019.