Dando sequência a uma série de ações que visam melhorar o aproveitamento do uso de energia elétrica e consequentemente reduzir os custos com essa demanda, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) inaugura nesta segunda-feira (13) o Sistema Inovador de Gestão e Gerenciamento de Energia Elétrica. O sistema dá continuidade ao Projeto de Eficiência Energética da universidade e conta com financiamento da RGE. Por meio do sistema, a médio prazo, a universidade espera economizar até 20% na conta de energia da instituição que é de R$ 14 milhões ao ano.
De acordo com um dos coordenadores do projeto, Tiago Marchesan, o sistema engloba uma central de monitoramento, integrando 60 medidores de energia individualizados, instalados nas diferentes unidades acadêmicas do campus sede da UFSM, no bairro Camobi, em Santa Maria. Com o acesso remoto, inclusive via smartphone, o sistema vai possibilitar o monitoramento em tempo real do consumo de energia elétrica nos principais prédios do campus:
— O que nosso sistema faz é através de uma tecnologia de baixo custo ter essa noção do consumo em tempo real. Para universidade isso trará ganhos porque conseguiremos traçar os perfis de carregamento e de carga do nosso sistema de energia. Com isso, conseguiremos saber em que momentos os prédios da instituição consomem mais energia, se estamos com alguma carga ligada durante o período noturno que não precisaria estar e com isso conseguiremos fazer campanhas de eficiência energética e racionalização do uso de energia.
O investimento financeiro para execução e implantação do sistema, o que inclui a realização de pesquisas, foi de R$ 2,4 milhões por parte da RGE. Já a UFSM colaborou com execução das pesquisas. O Sistema de Gestão e Gerenciamento de Energia Elétrica é resultado de três anos de pesquisas conduzidas junto ao Centro de Tecnologia da UFSM. Os resultados das pesquisas também serão explorados comercialmente pela Fox Solutions, startup incubada pela Pulsar UFSM, que desenvolve soluções para o monitoramento inteligente do consumo de energia elétrica.