Após a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), um dos órgãos mais importantes do país a desenvolver pesquisas científicas, alertar o Ministério da Educação sobre a possibilidade de suspender todas as bolsas de pós-graduação de universitários a partir de agosto do ano que vem, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) manifestou, na tarde desta quinta-feira (2), "preocupação".
Em nota publicada em seu site, a UFRGS diz que "recebeu com preocupação" a manifestação da Capes. O documento do órgão responsável por grande parte das bolsas de pesquisa no Brasil pede que a proposta de orçamento aprovada pelo Congresso Nacional em julho, na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), seja aprovada pelo presidente Michel Temer (MDB) sem vetos.
Grande parte dos bolsistas de mestrado, doutorado e pós-doutorado da UFRGS recebem incentivo financeiro da Capes.
"A UFRGS destaca a importância do alerta feito pela Capes e chama atenção da comunidade acadêmica e da sociedade sobre os riscos que podem afetar a qualificação da educação básica e o fomento à ciência no Brasil", finaliza o texto.