O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) disponibilizou nesta segunda-feira (19) os espelhos de correção das redações da edição de 2017 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para visualizar a correção do texto, o candidato precisa entrar no site do Enem e fazer login com o número do CPF e senha.
Após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), a banca de correção não atribuiu nota zero para as redações que violaram os direitos humanos, como previa o edital do exame. Segundo o Inep, foram seguidos os critérios das cinco competências, conforme consta na Cartilha de Participante.
A versão digitalizada de cada texto é disponibilizada com vistas pedagógicas. O candidato pode conferir a justificativa dos corretores em cada uma das competências avaliadas.
Na última edição, o tema foi "desafios para a formação educacional de surdos no Brasil". De acordo com as regras, o texto deveria ser dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas.
Veja os temas das redações dos últimos cinco anos:
2013 - Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil;
2014 - Publicidade infantil no Brasil;
2015 - A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira;
2016 - Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil;
2017 - Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil.
Nota dos treineiros
Também foram disponibilizadas nesta segunda-feira as notas dos participantes que fizeram o Enem em busca de uma autoavaliação. Também conhecidos como treineiros, esses participantes não tinham terminado o Ensino Médio no ano passado e eram menores de 18 anos quando foram aplicadas as provas.
Segundo o Inep, como esses resultados não podem ser usados para acesso à Educação Superior, são divulgados 60 dias depois dos resultados dos participantes regulares. Dos 6.731.203 inscritos para o Enem 2017, 8,9% eram treineiros.