Seguem abertas até o próximo dia 18 as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Voltada para o público que não terminou o Ensino Fundamental ou o Médio, a prova é uma maneira de jovens e adultos obterem o certificado de conclusão do ensino básico. A edição deste ano será aplicada em 22 de outubro. A inscrição é gratuita.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibiliza materiais de estudo sobre o que será cobrado na prova neste link. Para adultos que não completaram o Ensino Fundamental ou Médio na infância ou adolescência, é uma chance de se qualificar e buscar novas oportunidades.
– Tem todo um conjunto de conteúdos que cai na prova, que estão na base da educação brasileira. Historicamente, é aquilo que as escolas pedem (na educação básica) e a sistematização disso – explica Jaqueline Moll, professora titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e autora, junto com Anete Abramowicz, do livro Para Além do Fracasso escolar.
Leia mais:
Exame que substitui Enem para certificado do Ensino Médio abre inscrições
Enem 2017 tem 6,1 milhões de inscrições confirmadas
Além de completar o ensino e abrir possibilidades para avanço nos estudos, ser aprovado no Encceja também pode abrir portas em outras áreas, como empregos e concursos públicos.
– Ter ou não ter escolaridade é um diferencial muito grande para acesso ao mercado de trabalho hoje. O Encceja é uma alternativa, mas exige que o sujeito estude, tenha um grau de dedicação e alguma dinâmica de estudos e leitura na vida cotidiana – defende Jaqueline.
O site do Inep enfrenta problemas técnicos no acesso há alguns dias. Em razão disso, um atalho foi criado para que as inscrições sejam feitas, mas o acesso aos conteúdos da prova ainda está instável.
Tire suas dúvidas sobre o Encceja:
Quem pode fazer?
Para obter o certificado do Ensino Fundamental, pessoas a partir de 15 anos completos que não tenham concluído o EF. Para o certificado de Ensino Médio, a idade mínima é de 18 anos completos na data de realização da prova (22 de outubro).
Como me inscrevo?
Pelo site do Inep, até as 23h59min de 18 de agosto. Para se inscrever, o interessado deve informar o número do CPF, e-mail e celular válidos. A inscrição é gratuita.
Como são as provas?
São quatro provas objetivas, com 30 questões de múltipla escolha e uma proposta de redação. É preciso fazer no mínimo 100 pontos em cada uma das áreas. O desempenho é calculado com base na Teoria de Resposta ao Item, assim como é avaliado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O peso de cada questão é variável. Para o EF, as disciplinas são Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação, Matemática, História e Geografia e Ciências Naturais. Para o Ensino Médio, são áreas do conhecimento divididas em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física) e Redação, Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia), Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e Matemática e suas Tecnologias.
O que pode cair na prova?
De acordo com o Inep, o que cai na prova é a matriz de competências e habilidades, com 30 habilidades. O material de estudo está disponível no site do Instituto.
Em quais cidades posso fazer o Encceja?
Alegrete, Alvorada, Bagé, Bento Gonçalves, Caçapava do Sul, Cachoeira do Sul, Camaquã, Campo Bom, Candiota, Canguçu, Canoas, Capão da Canoa, Capão do Leão, Carazinho, Caxias do Sul, Charqueadas, Cruz Alta, Dois Irmãos, Dom Pedrito, Eldorado do Sul, Encruzilhada do Sul, Erechim, Esteio, Estrela, Farroupilha, Gramado, Gravataí, Guaíba, Igrejinha, Ijuí, Imbé, Itaqui, Jaguarão, Lajeado, Marau, Montenegro, Nova Prata, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Osório, Palmeira das Missões, Panambi, Parobé, Passo Fundo, Pelotas, Pinheiro Machado, Piratini, Portão, Porto Alegre, Rio Grande, Rio Pardo, Sant'Ana do Livramento, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santa Vitória do Palmar, Santiago, Santo Ângelo, São Borja, São Gabriel, São Jerônimo, São José do Norte, São Leopoldo, São Lourenço do Sul, São Luiz Gonzaga, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Soledade, Taquara, Torres, Tramandaí, Uruguaiana, Vacaria, Venâncio Aires, Vera Cruz, Viamão. O local exato de prova em cada cidade será informado após a confirmação da inscrição.
Que documentos preciso levar no dia da prova?
É preciso levar documento com foto.
Qual é o horário da prova?
Chegue uma hora antes do início da prova. Portões serão abertos às 7h e fechados às 7h45min. As provas serão aplicadas das 8h às 12h no turno matutino. À tarde, os portões reabrem às 13h30min e as provas vão das 14h30min às 19h30min.
Como faço para saber meu resultado?
Os gabaritos serão divulgados na página do Inep até o 10º dia útil depois do Exame.
Onde posso ler o edital completo?
Neste link é possível ler o edital completo.