Levantamento da plataforma de carreira CMOV indica que 82% dos jovens que estão se preparando para prestar vestibular não sabem ou têm dúvidas sobre qual profissão seguir. Essa escolha, no entanto, pode ser facilitada caso o aluno tenha contato com um ensino de alto desempenho acadêmico. Isto é, uma educação que concilia a boa preparação para os vestibulares com ensinamentos para a vida além da escola.
– Um ensino forte é aquele que trabalha a personalização real e apoia individualmente os estudantes para que consigam alcançar seus objetivos. Além disso, pressupõe uma educação baseada em evidências, com métricas e indicadores bem-definidos que contribuem para um crescimento verdadeiro – aponta a diretora dos colégios Fleming, Ana Madruga.
O Fleming, escola especializada em Ensino Médio, busca seguir exatamente esta metodologia. Com uma preparação mais forte para todas as carreiras e simulados a partir do primeiro ano. O objetivo é impulsionar o estudante a ser aprovado nos principais vestibulares e contribuir para sua formação como cidadão.
Metodologia Avançada
As turmas do Ensino Médio do Fleming contam com grade curricular diferenciada. O projeto pedagógico concilia as matérias de sala de aula com os itinerários formativos. A meta é qualificar os estudos, fortalecer as disciplinas mais importantes para os vestibulares e unificar conteúdos que podem ser ensinados juntos, em trilhas do conhecimento.
Nos dois primeiros anos, o estudante pode cursar até seis disciplinas eletivas, que contemplam temas contemporâneos e são ministradas por professores de todo o Brasil. Além disso, durante todo o Ensino Médio, o jovem participa da disciplina de Projeto de Vida, uma oportunidade para experimentar e conhecer diversas carreiras além de se autodesenvolver enquanto pessoa e cidadão.
O maior diferencial do colégio, no entanto, está na 3ª Série – conhecida como Terceirão. Aqui, a quantidade de trabalhos e provas é reduzida para que os alunos possam focar nos vestibulares e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em sala de aula, todo o conteúdo é revisado de forma aprofundada. Fora dela, os estudantes são convidados a participar dos Simulados Periódicos Progressivos (SPPs).
– Os SPPs são realizados juntamente ao Pré-Vestibular Fleming, especializado em Medicina. Eles estimulam os hábitos de estudos dos alunos, pois fracionam o conhecimento em listas de exercícios semanais. Assim, os alunos conseguem manter suas rotinas e ter o acompanhamento dos conteúdos que são trabalhados em aula – explica Ana.
A cada SPP realizado, o estudante recebe de volta um boletim de desempenho, que funciona como um feedback, com especificações do rendimento, nível de complexidade das questões e indicações de melhoria. Também é por meio dele que o aluno compreende como se dá sua evolução e quais caminhos tomar para manter seu crescimento e rendimento escolar.
O Fleming ainda conta com avaliações internas, que têm como proposta medir o desempenho dos estudantes e mensurar sua preparação para exames externos. Essas provas são contempladas com boletins específicos e coeficientes de rendimento.
– Nosso processo avaliativo é bastante personalizado. Uma das missões dos nossos orientadores educacionais é a realização dos atendimentos individuais com estudantes e famílias a fim de organizar as metas bimestrais. Trabalhamos com feedback rápido e constante, grupos de estudos em contraturno, carga horária diferenciada nas áreas do conhecimento e muita construção no plano semanal de estudos – ressalta a diretora do dos colégios Fleming.
Matrículas abertas
As matrículas para o Ensino Médio do Fleming já estão abertas. Famílias e estudantes podem entrar em contato via site ou telefone para agendar visitas. O Colégio Fleming está presente nas cidades de Porto Alegre, Canoas, Caxias do Sul, Santa Maria, Passo Fundo e Pelotas (RS), Criciúma e Concórdia (SC), Londrina (PR) e Brasília (DF).