Após cinco dias de busca por negócios, participação em circuitos guiados e visitas técnicas, uma comitiva de empresários brasileiros encerrou nesta quarta-feira (11) a missão prospectiva à feira Anuga, maior evento mundial na área de alimentação e bebidas, realizada na Alemanha. Com 80 integrantes, sendo 25 do Rio Grande do Sul, o grupo dedicou os últimos dias a percorrer os 11 pavilhões da exposição no intuito de descobrir tendências do setor para os próximos anos e captar ideias para alavancar seus empreendimentos.
Com o encerramento da feira, a delegação conduzida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) prepara o retorno ao Brasil, que deve começar nesta quinta-feira. A chegada ao país está prevista para esta sexta (13). Ao final do evento, a reportagem de GZH questionou empreendedores gaúchos que integraram a missão a respeito das lições que cada um tirou do evento.
Experiente em viagens internacionais, Marcos Oderich, diretor da Conservas Oderich, de São Sebastião do Caí, conta que se dedicou a uma "pesquisa aprofundada" sobre tendências e inovação e conseguiu se reunir com clientes atuais e antigos, discutindo oportunidades de negócios. Oderich ainda chama atenção para as exigências relacionadas à sustentabilidade, cada vez mais comuns na Europa, e sobre o impacto desse fator na estrutura nas empresas.
— Para poder atender essas exigências, é preciso estruturar um time inteiro, e nossos empresários, de forma geral, são multisetoriais, precisam entender dos problemas de câmbio, questões fiscais e tributárias, questões comerciais. Essa é mais uma preocupação para nossas empresas, que devem discernir para qual lado vão. Essa feira pode não dar respostas rápidas e imediatas, mas pode evitar que se cometam alguns erros graves — avalia.
Proprietário de duas lojas em um complexo gastronômico de Passo Fundo, Diosefer Dal Mora relata que uma das novidades que pretende levar ao Brasil é o estímulo à criatividade na confecção de seus produtos.
— Tenho projetos de envase de coquetéis, que é algo em alta no Brasil, e aqui vi possibilidades de vender os insumos. Um dos meus principais produtos tem como insumo o xarope de gengibre, que é artesanal, e aqui observei alguns processos para poder entregar ao consumidor final, e não apenas usar como matéria prima — detalha.
O empresário conta que também pretende adotar as ações de ESG – conceito em que as decisões são pautadas por premissas de sustentabilidade ambiental, social e de governança.
— Aqui (na Europa) esse conceito é muito presente, não apenas na parte social, mas principalmente a preocupação com o destino correto das coisas, geração de lixo e produtos que são feitos sem uso de agrotóxicos — completa Dal Mora.
Ampliação no portfólio
A preocupação com a sustentabilidade também foi citada por Luciano Giambastiani, diretor da Olitécnica, de Caxias do Sul, que oferece sistemas de gestão para o setor de alimentação. Giambastiani ressaltou dois pontos que considerou alvos de preocupação no mercado europeu: a procedência dos alimentos e o impacto ambiental da produção:
— A ideia agora é levar esse conhecimento ao mercado interno no Brasil para contribuir com a agilidade na evolução que precisamos.
Além de conhecer com mais profundidade o mercado europeu, o empresário Julian Pazze conta que a Anuga foi importante para contatar fornecedores e encontrar ideias de produtos que ainda não são oferecidos no Brasil.
— Observei alguns produtos, como pastas e óleos, que ainda não estão no Brasil. Vamos estudar a viabilidade de produzi-los no país e acrescentar em nosso portfólio — afirma o sócio-proprietário da Pazze Alimentos, empresa de produtos naturais de Panambi.
Chefe da missão prospectiva a Anuga, o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), Gilberto Petry, considera que as novidades verificadas em Anuga vão se refletir em resultados positivos para as empresas que integraram a comitiva.
— Em toda missão como essa o empresário enxerga algumas coisas que não havia visto antes e que, em geral, paga a viagem. É altamente vantajoso — comenta Petry.
Sediada em Colônia, que fica no noroeste da Alemanha, à beira do Rio Reno, a Anuga recebeu 7,9 mil expositores e 140 mil visitantes de mais de 200 países entre sábado (7) e esta quarta-feira (11). No encerramento do evento, a organização informou que a edição de 2023 "superou todas as expectativas", mas não divulgou o valor estimado de negócios fechados na feira até a noite desta quarta.
*O jornalista viajou a convite da Fiergs.