A Cooperativa Tritícola Sepeense (Cotrisel) realiza nesta sexta-feira (15), na Associação dos Funcionários da Cotrisel, em São Sepé, a 11ª edição do Seminário da Soja. O evento é aberto ao público e a inscrição é gratuita. O objetivo da cooperativa é difundir conhecimento para evolução na produção da principal cultura agrícola não só da região, mas do Estado. Para falar sobre isso, o entrevistado do Santa Maria de Negócios desta semana é Marcelo Sbicigo, diretor técnico da Cotrisel.
A expectativa é que entre 250 e 300 produtores participem das palestras. A programação começa pela manhã, tem pausa com almoço gratuito ao meio-dia e se estende até por volta das 17h. O tema do seminário é "Inovações na cadeia produtiva da soja: desafios e oportunidades".
Nas palestras serão abordados a utilização de bioinsumos nas lavouras, manejo de doenças na safra 2023/2023 e as tendências de preços. Entre os palestrantes há doutores como o engenheiro agrônomo e professor da Universidade Federal de Santa Maria Thomas Martin.
A Cotrisel tem mais de 60 anos com atuação no recebimento e comercialização de grãos, assistências técnica agrícola e veterinária, comercialização de insumos e mercado agropecuário, fábrica de rações e beneficiamento de arroz, com a marca Arroz Sepé com grande entrada em estados como Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Maranhão e Ceará.
A cooperativa tem unidades de recebimento e armazenagem de grãos em São Sepé, Restinga Seca, Formigueiro, São Gabriel, São Pedro do Sul, São Vicente do Sul e Vila Nova do Sul. Já os mercados estão presentes em São Sepé, Restinga Seca, Formigueiro e Vila Nova do Sul.
A Cotrisel conta atualmente com pouco menos de 1 mil funcionários em todas as suas unidades e cerca de 7,5 mil associados.