Enquanto a lista de modelos de automóveis que terão desconto aos motoristas pelo recém lançado programa do governo federal de estímulo à venda ainda não é oficialmente divulgada — a previsão é de que isso ocorra até quarta-feira (14) —, as concessionárias das principais marcas de veículos já aplicam abatimentos para atrair os consumidores pelos menores preços. Em lojas de carros da Capital, a avaliação é de que o movimento nas revendedoras aumentou desde o anúncio do programa, na semana passada.
A reportagem de GZH percorreu, nesta segunda-feira (12), concessionárias das principais marcas de carros com operação em Porto Alegre. Na maioria delas, o fluxo de loja cresceu, em média, 30% nos últimos dias. Dúvidas sobre a aplicação dos descontos e a possibilidade de bons negócios são os principais motivos para a corrida às lojas.
Na San Marino Fiat, o gerente de vendas Anderson Prado diz que a loja “parecia shopping” no último sábado (10), tamanho era o entra e sai de clientes no local. O movimento acima da média se refletiu em vendas. Foram 26 carros novos comercializados naquele dia, em pleno feriadão de Corpus Christi.
— Fazia muito tempo que não via um fluxo tão grande em loja. De quarta para cá, desde que houve o anúncio, cresceu muito. Não consegui nem parar para ver os dados com calma ainda, de tanto movimento. Fora os clientes digitais que também estão buscando e prospectando. Eram, pelo menos, 66 até ontem (domingo) — diz Prado.
Mobi, Cronos, Argo, Pulse e Strada são os modelos da Fiat que entram na faixa de desconto estipulada para o programa, segundo o gerente. O abatimento concedido pelo pacote varia de R$ 2 mil a R$ 8 mil no preço dos veículos de até R$ 120 mil. Na loja da concessionária, o modelo mais barato, que custava cerca de R$ 69 mil, está sendo negociado por R$ 58.990 — desconto de pelo menos R$ 10 mil no preço final do automóvel.
A procura nas lojas, ainda que nem sempre concretizada em vendas, é semelhante nas marcas concorrentes. Enio Schau, vendedor na concessionária Sponchiado Jardine, conta que muitos clientes têm ido às unidades para tirar dúvidas sobre os descontos.
— Conseguimos monitorar que o pessoal ficou curioso para saber quanto de desconto daria em cada modelo e o período em que o programa vai ficar vigente. Muita gente está vindo nas lojas para buscar a informação correta — diz Schau.
A General Motors, montadora que fabrica a marca Chevrolet, repassou às lojas um comunicado listando os modelos com desconto e os seus valores especificados. A média de abatimento é de R$ 5 mil, segundo Schau. Os modelos das linhas Onix e Spin estão entre os que se enquadram na faixa do programa. O Onix é o que mais tem procura, custando R$ 108.890 o modelo mais completo, e R$ 78.390 o mais barato.
Primeira entre as fabricantes a reagir ao pacote do governo e anunciar aplicação de bônus além dos descontos, a Volkswagen está reduzindo o preço nas variações de modelos do Polo, Virtus, T-Cross Sense e Saveiro. Na matriz da rede Guaibacar, o gerente de vendas Carlos Rosa estima que o movimento cresceu 30% desde o anúncio na última semana.
No Polo, que é o carro da marca com o menor valor dentro da faixa estipulada dos R$ 120 mil, a média de descontos é de R$ 6 mil, segundo o gerente. O Polo Track, que saía por R$ 82.290, está sendo negociado a R$ 74.290.
Os modelos da linha estão no radar do engenheiro civil Alexandre Selbach, que visitava a loja nesta segunda-feira em busca de preços atrativos. Apesar da sua necessidade de trocar de carro não ser urgente, ele diz que a ideia é aproveitar a temporada de descontos.
— Estou pensando em trocar, aproveitando que os preços deram uma baixada. Tenho um 1.0 e quero um carrinho melhor. Vim dar uma olhada para ver o quanto vai me custar esta troca — conta Selbach.
Outras marcas com portfólio mais restrito quanto à faixa de preço delimitada pelo programa, como a Toyota, também observaram maior procura de clientes nos últimos dias. A maior parte deles para saber se os descontos se aplicariam aos modelos buscados. Mesmo as revendedoras de carros que não têm como nicho os modelos de entrada esperam se beneficiar do maior movimento de compradores. A expectativa é de que os veículos mais completos possam fazer concorrência a modelos mais simples que ainda são considerados caros, apesar dos descontos.