O Grupo RBS registrou lucro líquido de R$ 49 milhões em suas operações de mídia, encerrando 2022 com R$ 316 milhões em caixa e superando seu endividamento de R$ 90 milhões em R$ 226 milhões. Os principais crescimentos registrados estão nas operações de rádio e no digital. A empresa também fez importantes movimentos para o futuro: o anúncio da reorganização societária, com ingresso da TKPar, holding de participações, e o lançamento da media capital RBS Ventures, que apontam uma visão de crescimento a partir da comunicação e do desenvolvimento de novos negócios.
Há oito anos ininterruptos como líder de audiência na Grande Porto Alegre, impactando mais de 1,1 milhão de ouvintes mensais somente na região, a Gaúcha registrou receita bruta de R$ 65,9 milhões em 2022. O lucro líquido da rádio foi de R$ 12 milhões, com crescimento de 53% em relação a 2021.
No digital, a RBS contabilizou receita de R$ 46,2 milhões, com crescimento de 12,6% em relação ao ano anterior. GZH, principal marca digital do grupo, cresceu 27% em receita publicitária, somando R$ 18,7 milhões distribuídos em formatos como mídia display, branded content, influenciadores, mídia programática, push segmentado, guia de ofertas, etc., além de projetos de experiência e 360, que combinam a performance do digital com os atributos das demais marcas do portfólio. Já a receita de assinaturas ultrapassou R$ 21,6 milhões. Além do jornal digital em todos os seus canais, GZH vem expandindo a atuação em outras plataformas. Em 2022, foram mais de 14 milhões de visualizações no canal de GZH no YouTube, crescimento de 287% em relação ao ano anterior, impulsionado principalmente pela Jornada Esportiva Digital, extensão da Jornada Esportiva, programa líder de audiência da Gaúcha on air, que somou 6 milhões de visualizações.
Na RBS Participações, que reúne as duas maiores operações de televisão, a receita bruta foi de R$ 218 milhões. A RBS TV alcança 98% dos domicílios do RS a partir de 12 emissoras, sendo 60% dos domicílios impactados diariamente. Nas operações de jornais, a receita bruta foi de R$ 214 milhões em 2022, 2% acima de 2021.
Os resultados refletem a força de marcas líderes de mercado, a busca por excelência em jornalismo, esporte e entretenimento e a ações com foco na sustentabilidade do negócio. Em 2022, mais uma vez a RBS esteve presente nos principais acontecimentos mundiais. A empresa contou com equipe de 16 profissionais em uma cobertura multimídia direto da Copa do Catar, sendo a Gaúcha a única emissora do sul do país licenciada para transmitir os jogos do campeonato, além de ter enviados especiais na Guerra da Ucrânia e na morte da Rainha Elizabeth II.
Cumprindo com seu propósito, a RBS esteve ao lado de público e parceiros, valorizando iniciativas que contribuem para o desenvolvimento do RS, como South Summit Brazil, Expodireto e Expointer, além de ter acompanhado comitivas de empresários na NRF, maior feira global de varejo, e no SXSW, ambos nos EUA. A RBS deu mais um importante passo para a evolução constante de seu jornalismo com a criação do Conselho Editorial, um grupo de membros externos e líderes da empresa, presidido pelo acionista Nelson Sirotsky na posição de publisher.
— Em um ano marcado por desafios e oportunidades, com Copa do Mundo e Eleições, a RBS esteve ainda mais próxima de seus públicos e parceiros, atestando a relevância do nosso produto e a força da nossa conexão com os gaúchos. Como arena segura para temas relevantes, reafirmamos a relevância da comunicação para o desenvolvimento do Estado e a força de uma empresa que completou, em 2022, 65 anos de história — destaca o CEO Claudio Toigo.
Combinando gestão eficiente com foco em produtividade e frente comercial que coloca o anunciante no centro da estratégia, a RBS aprofundou sua atuação consultiva. Ao longo do ano, validou o modelo de atendimento por segmentos de indústria, ampliando os resultados para clientes, e consolidou a Mesa de Performance, serviço que propõe soluções e campanhas mais assertivas a partir da análise de dados.
Reforçando a crença de compartilhar resultados, o bom desempenho garantiu o pagamento de 2,10 salários adicionais a cada colaborador, totalizando R$ 23,4 milhões distribuídos no Plano de Participação de Resultados (PPR) da empresa.