A Receita Federal informou, nesta terça-feira (14), que, a partir deste ano, o período de entrega das declarações do Imposto de Renda Pessoa Física será entre 15 de março e 31 de maio. Até o ano passado, o prazo se encerrava em abril — houve exceção nas datas de entrega somente no período da pandemia de covid-19.
De acordo com a Receita Federal, a alteração tem como objetivo permitir que, desde o início do prazo de entrega, todos os contribuintes já possam usufruir da declaração pré-preenchida.
— Como a maioria das informações que serão disponibilizadas aos contribuintes pela declaração pré-preenchida chegarão à Receita Federal no final de fevereiro, há a necessidade de um prazo para consolidação dos dados — explica o supervisor nacional do Programa do Imposto de Renda, o auditor fiscal José Carlos Fernandes da Fonseca.
Segundo ele, a declaração pré-preenchida proporciona menos erros "e maior comodidade ao contribuinte" .
As novas regras da declaração do Imposto de Renda serão anunciadas no próximo dia 27, em coletiva de imprensa.
Paralelamente, o governo federal discute a revisão da tabela do IR. A expectativa é que contribuintes que ganham até R$ 2.640 deverão passar a ser isentos. Atualmente, o teto é de R$ 1.903,98 e não é reajustado desde 2015. A revisão deverá valer somente a partir do ano que vem.