A Caixa Econômica Federal interrompeu as operações de oferta de crédito consignado a beneficiários do Auxílio Brasil até às 7h da próxima segunda-feira (24). Em comunicado divulgado nesta sexta-feira (21), o banco informou que a suspensão é causada por uma manutenção nos ambientes tecnológicos.
"A Dataprev e a Caixa realizarão manutenção programada em seus ambientes tecnológicos. Com isso, a operação do Consignado Auxílio ficará indisponível em todos os canais de 18h desta sexta-feira (21) até 7h da próxima segunda-feira (24)", anunciou o banco.
A linha de crédito foi liberada no dia 11 de outubro. De acordo com o Ministério da Cidadania, além da Caixa, outras 11 instituições financeiras estão autorizadas a realizar empréstimos consignados aos beneficiários do Auxílio Brasil e àqueles que recebem Benefício de Prestação Continuada.
Foi estabelecido um limite de juros de 3,5% ao mês, mas cada instituição financeira pode adotar uma taxa diferente, respeitando esse teto. Nessa semana, o Ministério Público pediu a suspensão da concessão do benefício, citando possível "desvio de finalidade" e uso "meramente eleitoral".