O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse a jornalistas na noite desta terça-feira (8), ao deixar o prédio do ministério, que "não tem congelamento" de preços de combustíveis.
— Esquece esse troço — respondeu o ministro, que entrou no carro e logo deixou o local.
Mais cedo, ao chegar ao ministério, Guedes havia afirmado que "só maluco congela preço", segundo imagem flagrada pelo R7. A afirmação foi feita em resposta a um questionamento de jornalistas sobre se congelaria o preço dos combustíveis.
Conforme noticiou na segunda-feira (7) o Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, a disparada do preço do petróleo com a guerra entre Rússia e Ucrânia levou o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) a começar a discutir, inclusive com o Congresso, o congelamento temporário do preço de combustíveis pela Petrobras, proposta a qual o Ministério da Economia é contra.
A intenção se basearia em um modelo no qual o custo de não repassar a alta do petróleo no mercado internacional seria bancado pela Petrobras e, em última instância, pelos seus acionistas.
Nesta terça, havia a previsão de o ministro se reunir com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e com o senador Jean Paul Prates (PT-RN), relator das propostas envolvendo combustíveis no Senado. Apesar dos boatos, o Ministério da Economia informou que não haveria reunião nesta noite.