Considerada um dos principais momentos do calendário de eventos da serra gaúcha, a Páscoa este ano compartilhará do simbolismo religioso como verdadeira “ressurreição” de diversos setores da economia. Depois de dois anos, a data voltará a ter atrações presenciais e a expectativa é de atrair milhares de turistas.
Em Gramado, a Páscoa representa 30% da produção total de chocolates no ano. Junto com o Natal, é a principal data de comercialização do setor chocolateiro e serve de incremento também para a gastronomia e a hotelaria da região, a partir do turismo que movimenta.
A prefeitura de Gramado espera receber 300 mil turistas durante a programação oficial de Páscoa, que será de 25 de março a 17 de abril, com diversas atrações (veja a programação aqui).
— É um momento de muita expectativa, não só do setor chocolateiro, mas de todo o setor econômico, com uma possibilidade de retomada — diz o diretor executivo da Achoco.
Os atrativos para conquistar o público estão por toda parte. A decoração temática começou a ser instalada no início de março. Avenidas enfeitadas, rótulas com adornos de coelhos, letreiros e fachadas de lojas decoradas convidam os turistas a tirarem fotos e a comprarem chocolates.
É um momento de muita expectativa, não só do setor chocolateiro, mas de todo o setor econômico
JOÃO TEIXEIRA
Diretor executivo da Achoco
De carona no fluxo turístico da cidade, a Lugano espera receber 120 mil clientes nas lojas durante o fim de semana de Páscoa, que é quando tradicionalmente se concentra a maior parte das vendas. Neste ponto, as cafeterias da marca têm importante papel de atrair visitantes, representando quase 30% do faturamento das unidades na cidade.
— Temos uma expectativa muito alta em relação ao fluxo de Gramado. Vimos a cidade “explodindo” no Natal, e na Páscoa deve se repetir — afirma Jonas Esteves, diretor de marketing e operação da Lugano.
Mais atrações em Canela
Na vizinha Canela, a programação de Páscoa será entre os dias 31 de março e 24 de abril. São aguardadas mais de 170 atrações gratuitas organizadas pela secretaria de Turismo e Cultura do município, focadas em valorizar os artistas locais.
— Estamos preparando atrações diurnas e noturnas justamente com esse sentido da vida e da fé para que a gente possa pensar no nosso dia a dia falando de empatia, de amor e de esperança. A expectativa é grande de poder receber o público com uma boa estadia e uma ótima gastronomia para que ele se sinta em casa. A Páscoa dá início aos grandes eventos e precisamos dar esse retorno à economia do município — diz a secretária de Turismo e Cultura Carla Reis.
Em 2019, mais de 300 mil pessoas visitaram a cidade no período da Páscoa. Segundo a pasta, a expectativa para este ano é superar a marca e chegar a 500 mil visitantes. A programação completa dos eventos em Canela pode ser acessada neste endereço.