O site do Banco Central ficou fora do ar na manhã desta terça-feira (25), um dia após a instituição disponibilizar um novo sistema para consultas de valores devidos por bancos a pessoas e empresas.
O portal mostra duas opções ao usuário: escolher "Sistema Valores a Receber (SVR)" ou clicar para em "acessar o site do Banco Central". Nenhum dos botões virtual carrega a página desejada. Alguns usuários relatam que esta página com as opções sequer chega a ser carregada.
Em mensagem na única página acessível, o Banco Central disse que o sistema recebeu demanda acima da esperada, porém não deixou claro se essa foi a causa da queda do site nesta terça.
"O Sistema Valores a Receber (SVR) recebeu demanda acima da esperada e estamos ajustando a capacidade de atendimento", informou a instituição.
O novo sistema permite que pessoas e empresas consultem se têm valores a receber de instituições financeiras das quais já tenham sido clientes. Esses valores, por exemplo, são depósitos que não foram retirados por esses clientes após encerramento de suas contas.
Caso tenha valores a resgatar, o cliente poderá receber o dinheiro de duas formas:
- Via Pix na conta indicada no sistema do Registrato, para bancos e instituições financeiras que aderiam a um termo específico junto ao BC
- Através de um meio de pagamento ou transferência a ser informado pela instituição bancária, nos demais casos. O beneficiário deve informar seus dados de contato no sistema para receber a comunicação
O serviço pode ser acessado a partir da aba "Valores a Receber" no sistema Registrato, por meio do site do Banco Central. Para acessar o site, o cliente precisa fazer um cadastro, pela internet, junto ao Banco Central, ou utilizar sua credencial gov.br, utilizada em outros serviços como o Meu INSS, Conecte SUS e Carteira Digital de Trânsito.
Caso o cliente solicite o resgate e o banco não envie o dinheiro, o Banco Central orienta que seja feita reclamação nos canais de atendimento da própria instituição financeira, a exemplo do SAC. Na sequência, os clientes devem recorrer às ouvidorias dos bancos. Se ainda assim o problema persistir, pode ser registrado uma reclamação no próprio BC.