A Microsoft anunciou, nesta terça-feira (18), um acordo de US$ 69 bilhões para comprar a gigante de videogames americana Activision Blizzard, a empresa por trás de sucessos como Call of Duty, Crash Bandicoot, Word of Warcarft e Overwatch, que tem sido afetada por acusações de discriminação sexual contra mulheres.
"Esta aquisição vai acelerar o crescimento dos negócios de videogames da Microsoft em dispositivos móveis, PCs, consoles e nuvem e fornecerá elementos básicos para o metaverso", disse a Microsoft em um comunicado.
Trata-se da maior aquisição no setor de jogos. Para fins de comparação, em 2020, na compra da ZeniMax Media, dona da Bethesda Softworks, a Microsft desembolsou US$ 7,5 bilhões.
Quando a transação for concluída, a Microsoft se tornará a terceira maior empresa de jogos do mundo em receita, atrás da Tencent e Sony (fabricante dos consoles PlayStation).
A Activision, fabricante do popular jogo de celular Candy Crush, com sede na Califórnia, foi atingida por protestos de funcionários, demissões e um processo que alega ter permitido condições de trabalho tóxicas e assédio sexual contra mulheres.
Nos últimos sete meses, a empresa recebeu cerca de 700 relatórios de preocupações de funcionários sobre agressão, assédio sexual ou contra comportamento inapropriado, informou The Wall Street Journal.
Quase 20% dos 9,5 mil funcionários da Activision Blizzard assinaram uma petição pela renúncia de seu CEO, Bobby Kotick.
Nas redes sociais, o chefe da divisão Xbox, Phil Spencer, comentou a compra da empresa, afirmando que:
"À medida em que estendemos a diversão e a comunidade de jogos para todos, estamos incrivelmente empolgados em dar as boas-vindas aos fantásticos times e icônicas franquias da Activision Blizzard ao time Xbox".