Ainda que o serviço de 5G DSS oferecido atualmente pelas operadoras em Porto Alegre prometa melhor desempenho em relação ao 4G tradicional e ao chamado 4.5G propagado nos últimos anos pelas empresas, especialistas em tecnologia enfatizam que no Brasil a experiência do 5G só poderá ser sentida em sua totalidade após o leilão da faixa de frequência de 3,5GHz. A Anatel deverá realizar a concorrência voltada ao 5G no primeiro trimestre de 2021.
— Só vamos ter o 5G verdadeiro depois do leilão, porque é quando teremos condições estruturais e técnicas para oferecer o serviço. Sem a nova frequência (de 3,5GHz) não tem como fazer milagre — salienta Marcelo Zuffo, professor do departamento de engenharia de sistemas eletrônicos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).
Segundo Zuffo, somente o 5G definitivo possibilitará mudanças profundas nas interações tecnológicas, da visualização de vídeos em 4K sem dificuldades e ao avanço da internet das coisas (IoT). Neste sentido, o professor lembra que as empresas vêm reforçando a infraestrutura e, em meio à transição de gerações, como estratégia de marketing passaram a oferecer o chamado 5G DSS, que seria uma espécie de prévia do 5G.
Para a professora da Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) Cristina Nunes, o movimento das operadoras busca familiarizar os clientes com a iminente chegada da quinta geração. Como a maioria dos smartphones atuais no mercado brasileiro não suporta o 5G, o consumidor terá de adquirir um novo celular quando a tecnologia for implementada. Neste contexto, os equipamentos hoje habilitados para o 5G já poderiam se beneficiar do 5G DSS.
— É uma evolução do 4G, mas não chega a ser exatamente o 5G. A velocidade de transmissão é maior, mas hoje isso só está disponível em alguns pontos de Porto Alegre — analisa Cristina.
Na Capital, a Claro pretende levar a tecnologia a 25 bairros até o final do ano. Enquanto isso, a Vivo disponibiliza o sinal 5G DSS em três pontos: no bairro Moinhos de Vento, na avenida Carlos Gomes e no Shopping Iguatemi.