A companhia aérea de origem britânica Virgin Atlantic anunciou que encerrará os trabalhos no Brasil a partir desta sexta-feira (29). Sem nunca ter realizado um voo no país, a empresa optou pela decisão em razão dos prejuízos provocados pela pandemia de coronavírus.
A companhia havia conseguido aval da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para atuar no país em março de 2019, mas as viagens começariam a partir deste ano. O primeiro voo da Virgin entre São Paulo e Londres estava programado para acontecer na segunda quinzena de março. Com a covid-19, contudo, a empresa havia adiado o início dos voos para outubro, até resolver cancelar a operação.
A pandemia gerou crises em diversos setores da economia mundial, mas as empresas aéreas estão entre os segmentos mais afetados. A Virgin Atlantic demitiu, recentemente, cerca de 3 mil funcionários em seu país de origem, o Reino Unido. No Brasil, o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) prepara um pacote de ajuda ao setor. A Latam pediu recuperação judicial nos Estados Unidos.
Procurada, a Virgin disse, em nota: "Em reposta à rápida aceleração e severo impacto da covid-19, (...) tomamos a difícil divisão de reverter nosso serviço entre Londres Heathrow e São Paulo, que estava marcada para 6 de outubro".