Ao longo de três dias, um evento internacional no Vale do Sinos pretende estimular negócios entre representantes do setor coureiro-calçadista. A partir desta terça-feira (10), a 44ª edição da Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes (Fimec) reunirá cerca de 500 expositores nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo.
A expectativa dos organizadores é de que o evento receba 25 mil visitantes em uma área de 30 mil metros quadrados. A programação segue na quarta (11) e termina na quinta-feira (12). A proposta é apresentar itens diversos que compõem a cadeia de produção do setor.
— A Fimec é o grande evento do segmento de couros e calçados na América Latina, embora também receba representantes de outras regiões. Eles se encontram aqui — aponta Marcio Jung, diretor-presidente da Fenac, que organiza a feira.
Segundo ele, os números projetados para visitantes e expositores estão em nível similar aos da edição anterior. Neste ano, a organização da feira foi impactada pelo surto de coronavírus, que espalha riscos pela economia mundial. Em razão do problema sanitário, representantes da China não participarão do evento.
Executivos da Itália, outra nação abalada pelo vírus, também não estarão no Vale do Sinos. Pelo menos duas marcas com origem no país europeu mantêm escritórios em Novo Hamburgo e, por isso, poderão ser representadas por funcionários que já residem no município gaúcho, conforme Jung.
Para evitar a suspensão da Fimec devido ao coronavírus, a organização promete colocar em prática uma série de medidas de prevenção. O pacote de ações incluirá distribuição de álcool gel e veto a rodas de chimarrão. Participantes de países considerados de risco também deverão passar por checagem médica antes de ingressarem na feira.
Uma das principais apostas da programação é a Fábrica Conceito. Em um espaço de 1,1 mil metros quadrados, visitantes poderão acompanhar a produção de calçados em tempo real. Serão seis linhas de fabricação, que responderão por 17 modelos — 16 femininos e um masculino. A expectativa é de que 3,5 mil pares sejam produzidos no local, que abrigará 132 máquinas e equipamentos.
A Fimec ainda terá debates batizados de pocket palestras. Cenário econômico, gestão e investimentos serão assuntos analisados durante os três dias de evento.
SERVIÇO
- O quê: 44ª Fimec, evento de negócios que busca atrair profissionais do setor coureiro-calçadista.
- Quando: 10 a 12 de março, das 13h às 20h.
- Onde: pavilhões do centro de eventos Fenac, em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos.
- Como: para participar da feira, visitantes precisam fazer credenciamento, de maneira gratuita, no local ou por meio do site. Mais informações podem ser consultadas no endereço digital.