O começo do ano é de tratativas entre a prefeitura de Santa Maria e a Azul Linhas Aéreas para viabilizar com que o município tenha voos para São Paulo. A ideia é que, para 2019, a companhia faça com que o município do centro do Estado passe a ter ligação com o sudeste do país.
Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ewerton Falk, o cenário mais provável que se desenha é que, caso as tratativas deem certo, uma eventual ligação de São Paulo com Santa Maria seria com a cidade da Campinas (SP).
Ainda segundo o secretário, mapeamento próprio feito pela pasta aponta que Santa Maria tem uma demanda “considerada e expressiva” para o sudeste do país. Falk esclarece que 70% dos passageiros que embarcam no aeroporto municipal têm como destino a capital gaúcha e, posteriormente, seguem até São Paulo.
Uma vez dando certo as conversações, os voos seriam realizados em aeronaves maiores. Ou seja, os passageiros não embarcariam, por exemplos, em aviões de turbohélice - que são utilizados para os voos até Porto Alegre. A ideia é que sejam utilizadas aeronaves de porte maior para São Paulo.
Também é aguardado, para este ano, novos desdobramentos em torno da obra de ampliação e de modernização do aeroporto civil de Santa Maria. Desde que foi municipalizado em 2015, a prefeitura corre atrás disso. Ainda em 2017, foi elaborado um projeto – que foi executado e bancado por meio de uma parceria público-privada – para buscar os recursos.
O documento, à época, previa a necessidade de investimento de R$ 8,7 milhões para a execução de todas as melhorias apontadas pelo projeto. Na prática, isso quer dizer que a prefeitura pretende que o local passe a receber aeronaves com até 160 passageiros. Atualmente, o aeroporto comporta aeronaves com até 80 passageiros.