A pesquisa de intenção de compras para o Dia das Crianças, realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Caxias do Sul, aponta que o gasto médio do consumidor é o mais alto para datas comemorativas analisadas neste ano. O ticket médio com presentes chega a R$ 201,96. Mas há os que irão optar por investir apenas em serviços, como almoços em família, cinema e outros passeios com crianças. Nesse caso, o gasto será de R$ 122,21.
Pelo histórico das quatro pesquisas anteriores realizadas pela entidade, embora o Dia das Mães seja a data comemorativa que mais movimentou a economia, já que o Dia das Crianças envolve um nicho mais específico, o valor investido no presente foi bem menor. O ticket médio do presente dos filhos para as mães foi de R$ 143,48.
A explicação do diretor de Pesquisa, Informação e TI da CDL Caxias, Ricardo Regal Comandulli, está em outro dado apontado pelo levantamento:
— A maior parte dos entrevistados, 63% vão comprar brinquedos de presentes e eles não costumam ser baratos.
Roupas e sapatos aparecem na segunda posição entre os itens mais procurados, com 21% das intenções de compra. Chama atenção também que celulares, eletrônicos e games representam 10% da preferência dos entrevistados. Livros de colorir e outros itens apareceram nas demais respostas que somam 5%.
Das 390 pessoas entrevistadas entres os dias 22 e 25 de setembro em diferentes regiões da cidade, 50% disseram que vão fazer compras e, em 52% dos casos, os filhos serão os presenteados, mas 18% também vão contemplar afilhados, 12% os sobrinhos e aparecem na pesquisa filhos de amigos e outras crianças. A maioria, 54% vão atender o pedido de compra dos filhos.
As lojas de rua concentram o maior movimento com 66% das respostas, seguidos de shoppings com 16%, lojas de bairros com 10% e as vendas de internet que somam 3,2% das respostas. A maioria, o equivalente a 63%, pagará o presente à vista. O maior movimento no comércio é esperado na semana que antecede o dia 12 de outubro, com 53% das intenções de compras no período. Chama atenção ainda que 21% deles deixarão a compra para a véspera.
A expectativa da CDL é de repetir o faturamento no Dia das Crianças do ano passado. O termômetro de vendas de outubro de 2017 apontou um aumento de 10% em relação ao mês anterior.
— Queremos pelo menos repetir o desempenho do Dia das Crianças do ano passado, como em geral temos repetido em datas comemorativas deste ano — aponta Comandulli.
A pesquisa da CDL mostra que 40% irá gastar a mesma quantia do ano passado.