Uma pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Caxias do Sul apontou que 87% pretendem comprar presentes neste Dia das Mães. A maioria das pessoas, 62%, afirmou que vai comprar um presente ao custo médio de R$ 143,48. A pesquisa foi realizada entre os dias 22 e 25 de abril e ouviu 559 pessoas nos bairros São Pelegrino, Rio Branco, Kayser, Fátima, Cruzeiro, Exposição e no centro. Os números foram divulgados nesta sexta-feira (4). A entidade espera crescimento de pelo menos 5% nas vendas na data, a segunda que mais movimenta a economia, atrás apenas do Natal.
De acordo com a pesquisa, quase 30% dos entrevistados deve gastar o mesmo que em 2017. Com relação ao presente escolhido, 48% pretende comprar roupas, calçados e acessórios. Dentro desse índice, as roupas lideram as intenções, com 33%. Já com relação ao valor médio por presente, o dinheiro gasto é 16% abaixo da média do Estado, de R$ 171,27, conforme pesquisa estadual da Fecomércio. Para o presidente da CDL, Ivonei Pioner, a média menor não está relacionada a problemas econômicos, mas ao perfil do consumidor caxiense. A temperatura mais elevada para a época também impacta no valor da compra.
— Nossa comunidade poupa mais, busca mais informações. O frio também impacta no ticket médio porque o produto ligado a vestuário pesado é um produto de valor agregado maior — destaca Pioner.
Última hora
A pesquisa apontou ainda que 42,94% dos entrevistados pretendem fazer as compras uma semana antes e 33,9% na véspera. As lojas de rua da área central serão a opção de compra de 56,3% das pessoas ouvidas. Na hora de pagar, a forma parcelada ainda é a mais procurada, seja em cartão de crédito, cartão de débito ou no crediário da loja. Porém, 43,5% das pessoas afirmaram que pagarão à vista.
Os entrevistados também foram questionados sobre a forma de comemorar o Dia das Mães. Do total, 83% devem almoçar em casa e 17% em restaurantes.