O conceito de governança corporativa tem ganhado espaço, nos últimos tempos, junto às empresas de pequeno e médio porte. Nesse novo conceito está, basicamente, uma regra: a busca constante pelo aprimoramento dos processos de administração de uma empresa. A revelação é de Humberto Girardi, diretor da Girardi Brasil, empresa especializada em gestão e com consultoria em governanças corporativa. O assunto foi o tema do Santa Maria de Negócios deste domingo (3).
De acordo com ele, por muito tempo se teve o entendimento de que o conceito de governança corporativa se aplicava apenas a grandes corporações do país. Girardi explica que empresas de pequena e médio porte estão apostando em práticas como uso de auditorias internas e de conselhos de administração. Ainda segundo o especialista, uma situação que auxilia as empresas em busca de uma vida maior passa também por um planejamento e, ainda, a necessidade de se reinventar permanentemente.
Em época de crise, uma empresa que aposta no conceito de governanças corporativa também tem maior credibilidade junto aos investidores. Nesse ponto, Girardi elenca algumas iniciativas que auxiliam por manter a credibilidade em alta junto ao mercado: a criação de diretorias temáticas (finanças, fiscal, comercial), instauração de um conselho (administrativo ou consultivo), além da entrega de relatórios frequentes.
Todas essas questões, segundo Girardi, dão maior vantagem competitiva às empresas – sejam elas grandes ou iniciantes.
Confira, abaixo, a íntegra do programa: