Após anos de retração, a Petrobras chega ao fim de 2017 com a previsão de um investimento de R$ 3 bilhões para modernizar plataformas na Bacia de Campos. As obras em 39 plataformas de petróleo, cerca de 75% das unidades existentes no local, têm como foco o aumento da produção. As informações são do jornal O Globo.
A contratação de serviços está dividida em três licitações, que devem gerar mais três mil vagas de empregos. As projeções são da Associação Brasileira das Empreas de Serviços de Petróleo (Abespetro).
— As três concorrências em andamento vão criar mais de três mil vagas a partir de 2018 na região de Macaé. Um indicador inequívoco da retomada da atividade no setor petroleiro — disse diretor da Abespetro, Telmo Ghiorzi.
Segundo Ghiorzi, as licitações vão contribuir para aumentar a produção de petróleo na Bacia de Campos, que responde por 44% da produção nacional, com um total de 1,483 milhão de barris por dia.
Ele afirmou ainda que a Petrobras tem convidado cerca de 20 companhias para participar das concorrências. No período anterior à Lava-Jato, as licitações envolviam somente de duas a três empresas.
O presidente da Associação Brasileira de Engenharia da Construção Onshore, Offshore e Naval (Abecoon), Maurício Almeida, disse que a reforma representa a maior licitação em andamento pela estatal. Em Macaé, onde o petróleo responde por 70% dos empregos, os investimentos geram expectativa.
— As empresas já estão falando em aumento de contratação, de criação de vagas. E isso é ótimo, depois de anos de retração — disse Almeida.