O governo federal destinará R$ 240 milhões do Orçamento Geral da União para manter a construção da segunda ponte sobre o Rio Guaíba e acessos, na BR-116/290, no Rio Grande do Sul. O empreendimento está com 55% das obras concluídas, de acordo com o acompanhamento feito pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), responsável pelo projeto.
A obra foi contemplada no Programa Avançar, lançado pelo governo federal no começo deste mês. A expectativa é de que os recursos permitam a execução de 85% do empreendimento até o final de 2018.
"Essa é a obra com o maior recurso do Programa Avançar e uma das mais importantes para a população do Rio Grande do Sul, principalmente para gerar o desenvolvimento da região metropolitana, por isso estamos priorizando os investimentos para entregar a obra à população até 2018", disse, em nota, o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella.
Orçada em R$ 757,5 milhões, a segunda ponte do Rio Guaíba terá extensão de 2,9 quilômetros, com 9,4 quilômetros adicionais de acessos, viadutos e elevados. A pista contará com duas faixas de rolamento com acostamento e refúgio central. Segundo estimativa do Dnit, cerca de 50 mil veículos devem passar diariamente pela ponte.
Há outros seis projetos no Rio Grande do Sul habilitados no Programa Avançar: o Aeroporto de Passo Fundo, o cais do Porto Novo (Porto de Rio Grande), o contorno de Pelotas (BRs 116/392), a duplicação da BR-116 (Porto Alegre-Pelotas), a duplicação da BR-386 (Tabaí-Estrela) e a travessia urbana em Santa Maria (BR-158/287).